• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Conheça a Brand Lovers, startup vencedora do Lady Pitch Night 2016!

Fernanda Cury - 12 jul 2016
“São tantas marcas que o consumidor se sente perdido. O Brand Lovers se propõe a solucionar este problema"
Fernanda Cury - 12 jul 2016
COMPARTILHAR

 

Pollini Jorio é administradora de empresas, formada pela FGV São Paulo. Assim que se formou, entrou como trainee na multinacional de beleza Nivea, onde trabalhou durante 8 anos. “Foi uma grande escola, que me proporcionou experiência em marketing, vendas, finanças, supply chain e inclusive no mercado internacional”, conta. E foi justamente durante este período que começou a germinar a semente de sua startup, a Brand Lovers. “Sempre tive muito contato com o consumidor, e percebi que a grande maioria das pessoas tinha dificuldade de encontrar o produto de beleza adequado para elas”, conta.

Nasce uma ideia

Segundo Pollini, o mercado de beleza é tão grande que acaba se tornando um pouco caótico. “São tantas marcas, tantas versões e benefícios oferecidos, que o consumidor se sente perdido diante da prateleira. O Brand Lovers se propõe justamente a solucionar este problema, pois indica o produto perfeito para cada usuário, através da inteligência artificial. Ao navegar no app é possível descobrir os itens de beleza adequados às suas necessidades e características, compartilhar opiniões e dicas com outras pessoas e até comprar. Não seguimos a estrutura convencional de categorias e marcas. O que nós oferecemos é um serviço de recomendação automatizado”, explica Pollini. O foco da startup é, portanto, informar e oferecer soluções e conveniência para o consumidor, deixando-o livre para adquirir ou não o produto através da plataforma.

Persistência e determinação

O Brand Lovers começou em 2015, com um site responsivo na web, e logo entrou no programa da aceleradora Inovativa Brasil, do Governo Federal. “É um programa gratuito, que não exige contrapartida de equity (participação financeira) e ajuda na validação do modelo de negócios. Esse apoio foi fundamental, pois consegui reformular o modelo de negócios até chegar ao que entregamos hoje no aplicativo. A ideia é a mesma de antes, mas a forma como é feita é diferente. O aplicativo está no ar há 1 mês, já atingimos um número razoável de downloads e a receptividade do mercado é bastante animadora”, explica Pollini.

O Brand Lovers foi lançado há pouco tempo e já superou vários desafios. “Como acontece com toda startup, a maior dificuldade é lidar com a incerteza. Em 2015 começamos na web e terminamos o ano sabendo que o negócio só decolaria em um aplicativo. Foi difícil tomar fôlego e readequar o modelo, porque significou mais 6 meses de projeto. É preciso ser resiliente e ter calma”, conta.

E sem dúvida alguma, a persistência valeu a pena. “Aprendemos a ouvir o consumidor 100% do tempo, e validar com ele até coisas simples. Mantemos um canal aberto de comunicação com nossos usuários, onde ouvimos muito feedback. Hoje sabemos que ele está satisfeito com  as facilidades que o app oferece e acha fácil de mexer, embora sempre haja oportunidade de melhorias”.

Capacitação constante

O Brand Lovers vem se destacando como uma startup inovadora e promissora. Tanto é que ficou nos top 3 empresas do IE Venture Day, além de conquistar o primeiro lugar no Lady Pitch Night Brazil. “Foram mais de 80 inscritos, 10 selecionados para a apresentação do pitch e nós vencemos. Esta vitória foi importante porque além dos prêmios, nos trouxe muita visibilidade e oportunidades de negócios com marcas de beleza e lojas revendedoras. E ainda vai trazer muitos frutos, já que em novembro vamos apresentar o Brand Lovers no Lady Pitch Night do Vale do Silício”, conta Pollini. E mesmo diante de tamanho reconhecimento, a busca por investimento e capacitação é uma constante. “O Brand Lovers faz parte do programa de aceleração do Facebook (FbStart), IBM Global Entrepreneur e recentemente fizemos uma imersão no Vale do Silício pelo TechMission do +Innovators, visitando diversas empresas de tecnologia e conversando com alguns fundos de venture capital internacionais”.

Um longo caminho pela frente

Pollini reconhece as vantagens em ter uma empresa pioneira no mercado de beleza, ao aliar a informação da inteligência artificial com conveniência.  “O nosso modelo de negócios é o market place, onde integramos lojas físicas e virtuais para vender produtos de beleza dentro do aplicativo, mediante uma comissão. No momento estamos na fase de captação de parceiros”, diz. Mas Pollini ainda tem muitos planos para o futuro. “O Brand Lovers que existe hoje é o primeiro passo. Nós lançamos uma versão nova do aplicativo a cada duas semanas. E para 2017, planejamos expandir para mercado internacional”, vibra.

Para saber mais:

Brand Lovers: www.brandlovers.com (na página tem o link para download do app)

O que faz: Indica o produto de beleza perfeito para cada pessoa com inteligência artificial.

Sócio(s): Pollini Jorio e Rafael Turk

Funcionários: 5

Sede: São Paulo

Início das atividades: abril/2016

Contato: [email protected]

 

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

itau

 

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: