Quando seu produto importa?
Você pode criar uma solução interessante para um problema ou só um produto divertido, mas mesmo assim ele pode ficar esquecido. Afinal, a briga de plataformas pela atenção do usuário é grande. Em seu texto no Medium, Narendra Rocherolle diz:
“Para criar algo que vire mainstream, você precisa incluir no produto alguns aspectos da rotina do consumidor”
Isso significa que um processo tecnológico só é relevante quando ele se encaixa em momentos como acordar, relaxar, estudar, andar etc. Leia mais no link acima.
Inovação chinesa
Pense em qualquer tendência de inovação mobile. Provavelmente, ela chegou antes na China. Na reportagem do New York Times traduzida pelo Estadão, no link acima, Paul Mozer conta como o país superou os Estados Unidos no desenvolvimento de aplicativos móveis. Por lá, muitos cidadãos nunca compraram um computador e têm no smartphone seu maior ativo tecnológico. Não à toa surgiram ali precursores do WhatsApp, Tinder e Uber. Leia mais no link acima.
Faça um bot útil
Os bots, ou chatbots (robôs que conversam com humanos por serviços de mensagens), estão na mira de desenvolvedores do mundo todo. No Venture Beat, Usama Noman, que comanda uma equipe com essa finalidade, diz o que é necessário considerar para criar um bot útil:
1) Faça teste com usuários o mais rápido possível;
2) Use ferramentas que te ajudem a criar o bot e o negócio em si;
3) Considere todas as possíveis interações com o usuário antes de desenvolvê-lo;
4) Crie códigos que você possa replicar sempre que possível;
5) Conheça seu público para traçar uma estratégia de lançamento focada.
Imersão em empreendedorismo
A primeira edição do curso de Imersão em Empreendedorismo, da Fundação Estudar, acontece de 25 a 27 de agosto, em Brasília. O programa inclui papos sobre negócios on e offline, de impacto social e ecossistema empreendedor. O investimento é de 450 reais. Para mais informações, clique aqui. Os ingressos estão à venda pelo link acima.