Um novo jeito de compartilhar
Apesar de serem expoentes fortes da economia compartilhada, os modelos de Uber e Airbnb não resumem todas as possibilidades dessa vertente (há inclusive críticas ao que seria um falso modelo de compartilhamento, já que os lucros não ficam com a rede). Na Fast Company, Sarah Kessler fala do crescimento de plataformas que dividem com seus usuários os seus lucros e decisões – no que ela chama de “cooperativas”. Startups como Josephine e Juno, por exemplo, recentemente mudaram seus modelos de negócio e optaram por dar equidade aos trabalhadores. Leia mais no link acima.
Empreenda com influência
O marketing online tem suas regras próprias. E quem quer empreender no meio, deve ter uma boa estratégia. Em seu artigo no Mashable, John Rampton mostra os diferentes tipos de influenciadores digitais, e dá dicas de como traçar o seu perfil. Para ele, é essencial que você:
1) Seja autêntico, defina seu nicho e conheça o seu público;
2) Se conecte com outros influenciadores e faça uma rede de parceiros;
3) Entregue valor ao seu consumidor antes de monetizar.
Tattoo que vira interface
A DuoSkin até parece uma tatuagem temporária de Carnaval, mas é uma criação do MIT Media Lab e o Microsoft Research, que serve como uma interface para interagir com dispositivos eletrônicos. Feita de folhas de ouro que se grudam na pele, elas podem ser usadas como touchpads, controles de players de música e NFC Tags (desenhos que viram códigos, que por sua vez carregam informações em um smartphone). Leia mais no link acima, do Gizmodo.
Seleção de Empreendimentos
Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para o Programa de Promoção da Economia Criativa, parceria da Samsung com a Anprotec. O processo de aceleração tem duração máxima de nove meses e as startups participantes podem receber apoio financeiro de até 250 mil reais. Para inscrever seu o projeto, acesse o link acima.