Unicórnio brasileiro
Algumas startups brasileiras estão cada vez mais próximas de chegarem no patamar de unicórnio (empresas avaliadas em 1 bilhão de dólares ou mais). Na reportagem do Estadão, duas candidatas ganham destaque, Movile e Nubank. Enquanto Fabricio Bloisi (Movile) fala da perspectiva positiva que a vinda de vários fundos ao Brasil trouxe consigo, David Vélez (Nubank) desmistifica a própria ideia de ser um unicórnio:
“É uma métrica de vaidade. Ela pode nos fazer sentir como se já tivéssemos ganhado, mas ainda falta muito para chegarmos lá”
Leia mais no link acima.
A ilusão do Vale do Silício
Será que a disrupção é algo que as pessoas querem ou que precisam engolir? Em seu texto no Atlantic, Sam Kriss faz duras críticas a visionários do Vale do Silício, como Elon Musk, que são obcecados por “desvendar uma nova realidade” por meio da tecnologia. Como se vivêssemos na Matriz mesmo, sabe? O autor diz que “a riqueza está em cada vez menos mãos e esses empreendedores estão transformando a sociedade em algo a ser conectado, mas não necessariamente alimentado”.
Salário ou equidade?
Para quem tem dúvidas sobre o que é melhor para seu bolso ao trabalhar em uma startup, o Mashable destacou um site que avalia propostas de equidade. O SalaryOrEquity leva em conta o valor da empresa no mercado, as suas chances de venda e o tempo que levaria para as ações se transformarem em dinheiro. O objetivo é ajudar o usuário a ter uma base do quanto essa equidade seria traduzida em um salário anual. Leia mais no link acima.
Test Drive para empreendedores
A Entrepreneurs’ Organization, rede mundial voltada para empreendedores, vai organizar um encontro gratuito amanhã, dia 18, no Rio de Janeiro. Conhecido como Test Drive, o evento vai mostrar a metodologia de trabalho da organização sem fins lucrativos, que conta com 45 membros na capital fluminense. Para participar, cliquei aqui. Para mais informações sobre Entrepreneurs’ Organization, acesse o link acima.