Sua ideia está pronta?
Criar um produto depende de muita criatividade, mas também de planejamento e pesquisa. Em seu texto no Entrepreneur, o especialista em licenciamento Stephen Key diz a melhor maneira de saber se ele está pronto para ser comercializado e licenciado. Primeiro, ele pede que você se certifique de que o custo de fabricação dele é razoável, e que a ideia por trás dele pode ser facilmente assimilada pelo consumidor. No caso de softwares e aplicativos, ele conta que o mais indicado é procurar empresas interessadas em inovação aberta. Leia mais no link acima.
O poder mágico da nuvem
Um dos princípios da nova economia é usar a tecnologia para que negócios inovadores consigam escalar. Na Inc., Greg Satell fala especificamente de como a nuvem ajuda esses pequenos empreendedores a competirem com empresas já estabelecidas. Ele cita dois exemplos – um pequeno restaurante que agiliza o atendimento via smartphone e uma plataforma para médicos autônomos – e também aborda os aspectos da inteligência artificial que dão mais poder a pequenos negócios.
Como seu produto pode surpreender
No mundo das startups, o “momento aha” é aquele no qual o usuário decide realmente usar para valer um produto ou serviço. Para Clay Ostrom, sócio da Map & Fire (coaching financeiro online), o passo mais importante para chegar a esse ponto é descobrir quais são as funcionalidades mais importantes e queridas pelo usuário, e quais ainda estão faltando. Além disso, Ostrom diz que é importante fazer um mapa para entender o valor que você quer entregar ao consumidor. Leia mais no link acima.
6º Encontro de Design e Inovação
No próximo dia 13 de dezembro, acontece no Rio de Janeiro a sexta edição do Encontro de Design e Inovação. O encontro inclui palestras sobre mentalidade empreendedora, Design Thinking, registro de marcas e patentes, além do futuro de mão de obra na era digital. O investimento é de 50 reais. Para se inscrever, acesse o link acima.