Nome:
SOSPS.
O que faz:
O aplicativo monitora o tempo de espera em serviços de prontos-socorros.
Que problema resolve:
O objetivo, segundo os criadores da ferramenta, é ajudar os usuários que não se encontram em casos de urgência, emergência ou risco de vida – mas que precisam de atendimento em um prontos-socorro e podem escolher o melhor hospital para não encontrarem filas, superlotação e longas esperas.
O que o torna especial:
O aplicativo é atualizado várias vezes ao dia e cruza informações de trânsito e deslocamento, possibilitando a comparação entre hospitais mais próximos ou mais distantes do usuário.
Modelo de negócio:
Para o usuário, o app é gratuito. O faturamento virá de funcionalidades exclusivas para hospitais cadastrados, no modelo de software como serviço.
Fundação:
Abril de 2016.
Sócios:
Rafael Urbach – Cofundador
Eduardo Abramovici – Cofundador
Claudio Marote Junior – Cofundador
Perfil dos fundadores:
Rafael Urbach – 36 anos, São Paulo (SP) – formado em Publicidade e Propaganda no Mackenzie. Atuou durante 15 anos em cargos de liderança no planejamento estratégico e criação de agências de propaganda e serviços de marketing. Nos últimos cinco anos, liderou o planejamento estratégico da conta full service do Grupo Cobram. Também é fundador da Mundos dos Exames.
Eduardo Abramovici – 35 anos, São Paulo (SP) – formado em Administração de Empresas na FEA-USP. Tem experiência de 13 anos em áreas financeiras, de marketing e operação em grandes empresas e agências de propaganda e serviços de marketing.
Claudio Marote Junior – 49 anos, São Paulo (SP) – formado em Economia pela PUC-SP. Tem mais de 25 anos de carreira em áreas financeiras, fusões, aquisições e gestão executiva em grandes empresas, muitas na área da saúde, como clínicas, laboratórios de grande porte e operadoras de saúde.
Como surgiu:
Os sócios contam que a ideia surgiu da experiência própria de cada um no atendimento em prontos-socorros. “A incerteza do tempo de atendimento e a longa espera podem ser incômodas, especialmente se estivermos acompanhados de crianças pequenas. Isso ainda contribui para a construção de uma imagem negativa do hospital”, diz o cofundador Rafael Urbach.
Estágio atual:
A primeira versão (beta) foi lançada no final de 2016 para um grupo fechado de usuários e agora o SOSPS inicia seus primeiros esforços de comunicação. A empresa está sediada em São Paulo, na região do Brooklin. No momento, o serviço monitora as especialidades Clínico Adulto e Clínico Infantil (Pediatria) em mais de 40 hospitais privados na praça modelo (São Paulo capital e Grande São Paulo).
Aceleração:
Não houve.
Investimento recebido:
A plataforma contou com investimento próprio dos sócios e um aporte de investimento-anjo de valor não declarado.
Necessidade de investimento:
O SOSPS está em fase de tração e conversas com novos investidores anjo e VCs. O valor ainda não foi definido.
Mercado e concorrentes:
“Ainda não temos concorrentes diretos. Mas, no momento da adição de novos features e monetização do aplicativo, podemos perceber outros players como concorrentes”, diz Rafael. Outros aplicativos como o Quickmed e Aga Emergência já se propuseram a olhar para o problema da demora em prontos-socorros, mas recebiam informações a partir dos próprios usuários, de maneira colaborativa.
Maiores desafios:
Segundo os sócios, o desafio é “chegar rapidamente aos usuários que já sentiram os problemas de espera de prontos-socorros”.
Faturamento:
Ainda não fatura.
Previsão de break even:
Ao longo de 2018.
Visão de futuro:
“Queremos aproximar usuários a hospitais genuinamente preocupados em oferecer melhores serviços e diminuir o fenômeno da superlotação”, diz Rafael.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.
Por meio de um app, a startup oferece a clientes finais e empresas — como benefício corporativo — serviços padronizados a preços mais acessíveis, com médicos especializados e residência na área de atuação.
Ir ao banheiro fora de casa costuma ser um desafio para as mulheres por conta dos vasos sanitários, geralmente muito sujos. Pensando nisso, a startup desenvolveu um condutor urinário descartável que evita ao máximo o contato com os germes da privada.