Não se apaixone pelo seu produto
O conselho aparece em artigos das mais diversas fontes e é endereçado a quem empreende: “Apaixone-se pelo seu produto”. Apesar de bem intencionado, ele não ajuda, segundo Tony Robbins. O escritor e mentor diz que gostar demais do seu produto é ótimo no início, quando ele não tem uma forte concorrência. Mas quando algo afeta o comportamento do consumidor, como novas taxas e tecnologias, o caminho é conhecer a fundo o seu público-alvo. Ele fala:
“A única maneira do produto ter sucesso é saber o que o consumidor busca e como a empresa pode inovar para atender a estas necessidades”
Leia mais no link acima.
Aceleração com os pés no chão
Expectativas realistas ajudam fundadores a aproveitarem ao máximo um processo de aceleração de startups. No link acima, do Entrepreneur, empreendedores de diferentes segmentos falam sobre a importância de saber que a aceleração não é uma garantia de sucesso, mas somente uma facilitadora. Eles dizem que, no início, fazer boas conexões com investidores, aproveitar a exposição e aprender com mentorias pode ser muito mais importante para uma empresa do que um aporte.
Edital para Agritechs
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) abriram um edital de 15 milhões de reais, destinado a startups do agronegócio. As empresas inscritas devem ter sido fundadas há mais de um ano, terem faturamento até 4,8 milhões de reais e interesse em desafios tecnológicos como manejo de pragas e de doenças e previsão de safra. As propostas serão recebidas até 20 de abril, pelo link acima.
Movimento Maker para Educadores
O Engenho Maker, em São Paulo, está com um programa de imersão aberto para educadores entenderem os impactos do movimento maker na educação, na vida de professores e alunos. Ele acontece nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, em São Paulo, e tem duração total de 24 horas. As inscrições podem ser feitas pelo link acima, e o investimento é de 1 150 reais.