Negócio paralelo: a missão
Conciliar um emprego com um negócio próprio requer uma boa organização. O empreendedor Ahmed Safwan fala dos desafios desta jornada no Entrepreneur. Em seu artigo, ele diz que os maiores são:
1) Estabelecer objetivos claros para a sua futura empresa e lembrar deles todos os dias;
2) Não tentar fazer tudo com perfeição sempre;
3) Entender as melhores técnicas de produtividade;
4) Encarar cada momento livre do trabalho como uma oportunidade;
5) Aceitar que estudar é bom, mas não ficar só na teoria e investir em ações.
Leia mais no link acima.
Mais dinheiro, mais responsabilidade
Desde o primeiro dia, entender o propósito da sua startup e elaborar a missão dela são essenciais. Mas é possível que isso se perca com a chegada de investidores. Na Fast Company, Ben Schiller conversou com James Joaquin (ex-empreendedor e hoje investidor), que sugere uma forma de evitar que isso aconteça. Eles diz que tudo começa no contrato – é ali que você deve determinar como serão as condições de trabalho, as políticas de diversidade e inclusão, os planos para funcionários etc.
Crescer ou escalar?
À primeira vista, crescimento e escala são conceitos bem parecidos. Na prática, não é assim. A diferença é descrita no texto de Jyssica Schwartz no Medium (link acima). A autora diz que crescer significa adicionar recursos à sua startup na mesma medida em que a receita aumenta. Escalar, por outro lado, é aumentar a receita de modo exponencial, e adicionar recursos de forma incremental – ou seja, ganhar mais sem custos adicionais.
Business Design
Nos dias 18, 19 e 20 de abril, a Escola de Design Thinking vai promover um curso de Business Design Experience em Brasília. A abordagem será iterativa e focada no desenvolvimento dos negócios desde o conceito inicial até o lançamento. Os participantes serão desafiados a desenvolver um projeto a partir de um desafio real de mercado. O investimento é de 2 500 reais e as inscrições estão abertas pelo link acima.