Saia da bolha
É muito comum que as pessoas comecem a empreender para solucionar um problema que elas mesmas enfrentam. Mas na Forbes, Liz Long, fundadora do guia online Learn to Make a Product, afirma que empreendedores “apaixonados demais” por suas ideias acabam entrando em uma bolha. Além de levarem em consideração apenas suas preferências e experiências de vida, outro erro é buscarem somente opiniões viciadas (de amigos e familiares). No texto (link acima), ela diz que a primeira coisa a fazer é abandonar seu próprio universo e validar suas propostas com clientes de verdade.
Quando pivotar
No Medium, Ravi Patel, gerente de produtos da Ad Fin (plataforma de mídia programática), fala que quando as coisa não dão certo, é preciso pivotar. Mas quando, exatamente fazer isso? Assim que os clientes se mostrarem insatisfeitos e os produtos apresentarem um mau desempenho, o empreendedor deve tomar algumas atitudes, como: testar diferentes pacotes de serviços e preços, identificar novas metas e perguntar aos consumidores o que eles sugeririam para mudar o produto. Para ler mais, acesse o link acima.
Escolha como ganhar dinheiro
O conselheiro de vendas e marketing Ian Altman afirma que diante de tantas opções de modelos de negócios – “pague o quanto usar”, taxa de licença de uso, freemium e SaaS – fica difícil saber qual a melhor opção. A tendência óbvia, segundo ele, é o empreendedor escolher o mais lucrativo para sua empresa, mas isso pode ser uma armadilha. No Inc (link acima), ele sugere que a maneira ideal de monetizar deve ser baseada no entendimento das necessidades dos clientes, do valor de sua solução para eles e do modo como poderão pagar pelo seu serviço ou produto.
Startup Weekend Women
Acontece entre os dias 6 e 8 de outubro, em Florianópolis, o Startup Weekend Women. O evento estimula empreendedoras, designers e desenvolvedoras de software a compartilharem suas ideias em uma maratona de 54 horas. Nesse período, elas precisarão desenvolver, em equipe, soluções inovadoras, validar o modelo de negócio e preparar um protótipo para apresentar a um júri. As inscrições já estão abertas e custam 100 reais, no link acima.