• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Seleção Draft – Inspire-se em gigantes

Dani Rosolen - 8 set 2017 Conheça as práticas comerciais de gigantes que podem fazer sua startup crescer (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Algumas práticas comerciais de gigantes também são úteis para startups (Imagem: Pixabay/Reprodução).
Dani Rosolen - 8 set 2017
COMPARTILHAR

Inspire-se em gigantes
O The Next Web aponta algumas práticas comerciais utilizadas pela Amazon e pelo Facebook que podem servir de inspiração a qualquer empreendedor. Segundo Scott Gerber, fundador do Young Entrepreneur Council, sua startup não precisa ser do tamanho desses gigantes para você aplicar o mesmo tipo de filosofia (em menor escala, claro). O texto destaca 15 ensinamentos, tais como: focar no serviço ao cliente, ter uma visão de longo prazo, reinvestir estrategicamente os lucros e “manter a fome por inovação”. Para ler os outros, acesse o link acima.

 

Como atrair a mídia
Chamar a atenção de jornalistas para sua startup é uma maneira de tornar o negócio conhecido e conquistar clientes, certo? Para quem não é familiarizado com o meio editorial, a Fast Company traz uma compilação do que os repórteres e editores da revista recomendam — e o que desaconselham — ao empreendedor quando ele apresenta seu negócio como sugestão de pauta. Entre as dicas (link acima) de como agir estão fazer contato por e-mail, ser conciso e mostrar o impacto da proposta com dados. Já as contraindicações são vender uma história que já foi contata por outros veículos ou enviar um e-mail somente para dizer que tem uma pauta boa, sem dar informações adicionais, entre outras.

 

Os primeiros funcionários
Para estabelecer uma cultura eficiente na sua empresa (e que continue funcionando à medida que o negócio cresce) o fundador deve ser minucioso nas dez primeiras contratações. É o que diz Andy Ayim, gestora de projetos da fintech World First. No Medium (link acima), ela dá algumas dicas para ajudar o empreendedor na hora de começar a montar um time, entre elas:

1) Levar em conta a diversidade de perspectivas em vez da meritocracia;
2) Procurar candidatos em lugares inusitados;
3) Buscar pessoas que representem os consumidores do negócio;
4) Ouvir o que os colaboradores pensam para moldar a cultura da empresa.

COMPARTILHAR

Confira Também: