• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

“A inovação é um processo”, diz presidente da AES Eletropaulo

Marcus Couto - 18 out 2017 Marcus Couto - 18 out 2017
COMPARTILHAR

Como maior distribuidora de energia no Brasil, a AES Eletropaulo atende mais de 1,5 mil unidades consumidoras por quilômetro quadrado dentro da sua área de concessão. Assim, as inovações desenvolvidas pela empresa exercem grande impacto sobre milhões de brasileiros. Nesta entrevista, o presidente da AES Eletropaulo, Charles Lenzi, explica como esse processo de inovação acontece, quais os principais focos de interesse da companhia hoje, e como é possível inovar no dia-a-dia, nos diferentes níveis da organização:

“A inovação para a Eletropaulo é extremamente importante”, diz Charles. “Como parte da nossa estratégia, temos dado ênfase a algumas áreas. Hoje, nosso foco tem sido melhorar principalmente as operações, a relação com os nossos clientes e a prestação de serviço.”

“Dentro desse escopo, eu diria que, focando na operação, existe uma série de iniciativas que temos tomado, relacionadas, por exemplo, a melhorar a confiabilidade da nossa rede elétrica e automatizar processos”, diz Charles. “Estamos investindo muito na parte de smart grid, que são as redes inteligentes, e no conjunto de ferramentas de analytics que nos ajudam a interpretar todos os dados que temos do sistema elétrico, fazendo com que possamos ter uma gestão mais eficaz das operações e dos nossos ativos.”

O presidente da AES Eletropaulo fala da tecnologia de sensores e outros equipamentos que são capazes de identificar pontos de falha na rede, por exemplo, facilitando assim o trabalho de correção, em casos de falta, além de permitir uma análise mais ampla do sistema e do comportamento do consumo em escala.

“Uma das frentes que temos trabalhado é a forma como atendemos, de forma mais rápida, eventuais intervenções na rede. Todas essas opções estão relacionadas a novas tecnologias, com mais automação e mais capacidade de análise dos dados.”

A AES Eletropaulo também trabalha para melhorar a interação com os clientes. “Um exemplo é a questão do on site billing (ou conta instantânea), que foi implementado na Eletropaulo”, diz Charles. “É uma mudança muito significativa no processo, que tem a ver com a leitura e a entrega de contas e o faturamento da energia elétrica para cada consumidor.”

“No passado, esse era um processo demorado, constituído de várias visitas ao cliente. Hoje, através do uso de tecnologia, ao mesmo tempo que lemos conseguimos emitir a conta para o cliente no momento em que é feita a leitura da medição de energia elétrica. Isso proporciona um ganho não só de agilidade e velocidade em relação ao tempo de resposta que damos, mas também uma maior proximidade com o cliente e uma maior qualidade desse processo. Esse é um grande exemplo de inovação que também traz benefícios diretos para os consumidores.”

Para o presidente da AES Eletropaulo, a sociedade verá grandes transformações no setor elétrico nos próximos cinco e dez anos, principalmente uma mudança no sentido de o consumidor ganhar uma posição mais central. “Em função de todo esse processo de mudança, em que o consumidor passa a ter um poder de decisão muito maior do que tinha no passado, um poder de escolha muito maior, e uma demanda por serviços muito maior, o setor muda de maneira muito significativa.”

“Paralelo a isso, existe uma série de tecnologias, como o smart grid, a geração distribuída, a Internet das Coisas, o próprio armazenamento de energia, o uso de baterias (energy storage)… Uma série de tecnologias novas que vão mudar a forma como se distribui energia no setor elétrico.

Outra ferramenta importante que eu tenho convicção de que será muito utilizada pelos clientes é a possibilidade de fazer um uso mais intensivo de metodologias e tecnologias de eficiência energética, no sentido de poder tomar a decisão a respeito de um consumo de energia mais organizado, mais racional, que tenha mais eficiência. Por outro lado, observamos também uma grande tendência no sentido de se desenvolver veículos elétricos.”

Inovação cotidiana
Charles explica a importância de a organização manter uma atitude inovadora em todos os seus quadros, o caráter processual da inovação, e como isso se realiza dentro da AES Eletropaulo. “Eu acho fundamental trabalharmos essa questão, e de uma maneira que busque desmistificar um pouco a questão da inovação. Eu acho que a inovação é fundamental para qualquer negócio hoje, em especial para o nosso negócio, que está em grande transformação”, diz Charles. “No caso da AES Brasil e da Eletropaulo, esse é um pilar importante da nossa estratégia. E precisamos, de certa forma, estimular que as pessoas dentro da organização, em todos os níveis, entendam que a inovação é um processo de geração de ideias, de busca por novas formas de fazer as coisas, de busca por metodologias, por tecnologias, por melhoria dos processos, enfim, que as pessoas sejam curiosas e tenham a iniciativa de propor novas formas de fazer aquilo que está sendo feito no dia a dia.”

“Isso vai desde o nosso leiturista, nosso eletricista, até o nosso departamento de engenharia. Não é uma questão exclusiva de se buscar coisas completamente diferentes, fora do convencional. Nós não estamos aqui querendo desenvolver novas formas de fazer viagens espaciais. O que queremos fazer é buscar maneiras de atender melhor os nossos clientes, de sermos uma empresa mais eficiente, que presta um serviço de qualidade superior. Esse é o grande objetivo. E para isso nós precisamos criar mecanismos dentro da organização que estimulem as pessoas a se envolver com esses temas no seu dia a dia e possam ter a oportunidade de sugerir, de dar ideias, de propor melhorias. Só assim vamos conseguir inovar.”

“A inovação é um processo”, diz Charles. “E ele começa com um estímulo a que cada colaborador da empresa sinta que tem o poder e o dever de contribuir com sugestões e ideias que façam a diferença no dia-a-dia.”

Esta matéria pode ser encontrada no portal Inovação AES. Confira o site para ficar por dentro do que acontece no mundo da energia.

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: