Dê a volta por cima
Renato Agrella, fundador da agência de marketing 2A Consulting, escreve, no Inc., sobre a importância de um empreendedor ter resiliência. No texto, ele indica três formas de aumentar a capacidade de dar a volta por cima frente aos obstáculos. A primeira é conhecer, a fundo, o modus operandi de seu negócio (incluindo aí os pontos fortes e fracos). A segunda é desenvolver uma mentalidade de crescimento, tirando as melhores lições possíveis dos erros. Por fim, a terceira trata de entender que não é possível abraçar o mundo e que, às vezes, será preciso deixar passar algumas oportunidades para focar no que realmente se é bom em fazer. Leia mais no link acima.
Longe da 4ª Revolução Industrial
Na Época Negócios (link acima), Carlos Arruda, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, fala que o Brasil está longe da 4ª Revolução Industrial, destacando a queda do país em duas posições no estudo sobre competitividade digital. Para ele, este elemento — juntamente com com a elevação do padrão educacional — poderá abrir caminhos para chegarmos neste estágio. O autor destaca que o ranking, em que ficamos em 57º lugar entre 63 nações, demonstra pontos fracos do Brasil na inserção tecnológica na educação e na burocracia e complexidade do sistema tributário. Por outro lado, expõe nosso potencial de uso e aproveitamento das tecnologias digitais, tanto pelo setor público como pelo privado.
Confissão de um VC
Eyal Lifshitz, um investidor que se tornou empreendedor e, consequentemente, conhece os dois lados da história, conta, no Entrepreneur, o que faz um VC dizer não à uma startup. Ele fala, no link acima, que muitos fatores estão relacionados a um feeling do investidor em relação ao timing, a localização e o marketing da proposta. Além disso, afirma que a escolha também depende da “química” com o empreendedor, do número de oportunidades a que são apresentados e do que sentem sobre o conhecimento do fundador sobre os temas que tangem seu negócio.
Whow Festival
Acontece entre os dias 24 e 26 de julho, em São Paulo, a 2ª edição do Whow Fetival de Inovação. O evento contará com uma série de palestras com temas como mulheres no mundo dos negócios e da ciência, propósito, jornada do cliente e alimentação inovadora. Entre os palestrantes estão: Ana Julia Ghirello (CEO da AbeLLha), Carlos Mira (fundador da TruckPad) e Marcela Miranda (cofundadora da Trigg). Os ingressos custam 299 reais e podem ser comprados pelo link acima.