Combate à procrastinação
Aytekin Tanko, fundador da JotForm (plataforma de criação de questionários), fala no Medium sobre métodos para combater a procrastinação. Ele aborda, no link acima, primeiro, as razões por que se costuma evitar algo e, depois, oferece as soluções de combate:
1) Sensação de não progredir. Para superá-la, passe a celebrar as pequenas vitórias;
2) Não saber como começar. Aceite que a insegurança é normal e priorize seu tempo;
3) Medo do fracasso. Lembre-se da diferença crucial entre quem você é e o que alcançou;
4) Desgostar da tarefa em si. Imagine o que acontecerá caso a deixe de lado.
Menos dinheiro e mais propósito
Segundo o relatório Meaning and Purpose at Work, nove entre dez americanos estão dispostos a ganhar menos dinheiro para fazer um trabalho mais significativo. Embora o estudo, mencionado na Harvard Business Review, tenha relação com os Estados Unidos, serve para líderes de qualquer país entenderem a incapacidade de muitas empresas em produzirem e traduzirem propósito às equipes. O texto indica ações práticas de como fazer isso: reforçar as redes de apoio social (pois elas criam significado compartilhado), fornecer conhecimento aos profissionais (quanto mais conscientes, mais eles estarão propensos a se inspirar pela visão da organização) e incentivar os multiplicadores da missão da empresa em todos os níveis para que possam passar a ideia à frente. Leia mais no link acima.
Contrato para a internet
Durante a abertura do Web Summit, ontem em Lisboa, Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, lançou uma campanha global para tentar salvar a internet dos efeitos destrutivos de abuso, discriminação e manipulação política que assolam o mundo online. Como descreve o The Guardian (link acima), ele propõe um contrato firmado entre três partes. Aos governos cabe assegurar que todos tenham acesso à web, já as empresas devem contribuir para a viabilidade econômica da rede e desenvolver tecnologias que ajudem a humanidade a enfrentar seus desafios. Os cidadãos, por sua vez, precisam se comprometer a ser criadores e colaboradores de comunidades que respeitem a dignidade humana, além de lutarem para que a internet permaneça aberta. Ele afirmou:
“Este é um contrato para recolocar a internet a serviço da humanidade, da ciência, do conhecimento e da democracia”
Vedacit Labs
Em seu primeiro ciclo de aceleração, o Vedacit Labs busca cinco startups que utilizem tecnologias digitais e não-digitais para aumentar a eficiência e diminuir desperdícios em obras de construção civil. As selecionadas contarão com mentorias de especialistas da área, oportunidades de explorar sinergias e negócios com a Vedacit, estrutura no WeWork (em São Paulo) e investimento de 100 mil reais. As inscrições para o programa vão até 11 de novembro. Mais informações no link acima.