Seja grato
Com a proximidade do fim do ano, é comum as pessoas começarem a repensar sobre o que lhes aconteceu nos últimos meses. Com os empreendedores, se passa o mesmo, destaca Ryan Rutan, Chief Innovation Officer do Startups.co. Ele diz que é difícil alguém se sentir grato o tempo inteiro, mas que essa época é boa para um fundador entender melhor os altos e baixos de sua startup. Ele afirma no link acima:
“Aprenda a valorizar tanto os desafios quanto os resultados (independente de quais sejam)”
Metas irritam
Estabelecer metas é algo extremamente importante para uma empresa. “Um fundador precisa ter um bom senso de onde quer chegar para garantir que esteja indo na direção certa”, diz Pascal Finette, responsável pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação Aberta da Singularity University. No entanto, o autor reforça, no LinkedIn (link acima), que de nada adianta gastar tempo criando relatórios e métricas minuciosas se o propósito do negócio não é compartilhado. O melhor, afirma, é que todos estejam envolvidos com os mesmos objetivos e se sintam estimulados a segui-los. Do contrário, metas serão sempre chatas.
Bons fundadores, futuros investidores
A Fast Company destaca como ex-fundadores podem se tornar ótimos investidores. Embora Alexis Ohanian ainda seja cofundador do Reddit, ele e Garry Tan deixaram a sociedade na Y Combinator para apostar em uma empresa de venture capital. Ambos acreditam que a capacidade de avaliar a parte técnica de um negócio torna empreendedores adequados para o papel de VCs. A dupla cita, no texto, uma frase de Steve Jobs: “Quando você é um carpinteiro fazendo uma bela cômoda, não vai usar um pedaço de madeira podre na parte de trás, mesmo que ela fique virada para a parede. Você saberá que está lá, então vai usar um pedaço bonito”. Do outro lado da mesa, eles querem impedir fundadores iniciantes de cometerem os mesmos erros que eles.
Desafio Pfizer
Vão até dia 26 as inscrições para o Desafio Pfizer. Na 4ª edição, além de premiar médicos responsáveis pelas melhores pesquisas em três áreas do conhecimento (clínica, epidemiológica e básica), a proposta quer valorizar soluções digitais e produtos inovadores concebidos por startups, makers e universitários, com o objetivo de facilitar a prática médica e a busca por bem-estar. Os criadores dos melhores trabalhos participarão do SXSW Conference & Festivals 2019, em Austin (EUA), e os finalistas ganharão uma semana de incubação no Laboratório de Inovação da Pfizer. Mais informações no link acima.