SPONSORS:

A beRap é uma plataforma de batalha de rimas online

- 10 de setembro de 2018

Nome:
beRap.

O que faz:
É uma plataforma que leva ao ambiente digital toda a experiência das batalhas de rimas, conectando MCs amadores, MCs profissionais, beatmakers e estúdios.

Que problema resolve:
Ajuda a divulgar a cultura hip-hop e dá oportunidade a novos artistas que querem iniciar sua carreira nas batalhas de rimas, mas encontram alguma dificuldade em participar desses eventos.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, com seu sistema de gamificação, a plataforma estimula a divulgação da cultura do rap como um todo ao dar pontos para os usuários que compartilham mais vídeos e participam de batalhas de rima presenciais.

Modelo de negócio:
A beRap lucra de três formas: assinaturas que variam de 3,99 a 5,99 reais (dependendo da ação escolhida, como participar de torneios ou divulgar músicas), porcentagem na venda de beats (batidas do rap e do funk) e inserção de publicidade segmentada.

Fundação:
Janeiro de 2018.

Sócios:
Yan Marques — Desenvolvimento e Marketing
Christian Trindade — Comunicação Social e Visual

Perfil dos fundadores:

Yan Marques — 25 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado pela Universidade Udacity em Nanodegree Digital Marketing e em Search Enginer Optimization pela Universidade Davis (Califórnia). Estuda Marketing no Centro Universitário Augusto Motta. Fundou o Lembrado (marketplace para salões de festas) e trabalhou como desenvolvedor na JsCorp.

Christian Trindade  24 anos  Rio de Janeiro (RJ)  estuda Publicidade e Propaganda na UNISUAM e Computação na UFF. Fundou a loja virtual Pelúcia Nerd e trabalhou como instrutor de computação gráfica na Seven Computação Gráfica.

Como surgiu:
Os sócios contam que são amantes do rap e acompanham o hip-hop há mais de dez anos e perceberam que havia pouca inserção desse público no mercado digital. Como já tinham inclinação ao empreendedorismo, resolveram pensar em uma solução que atraísse este público para o virtual e, ao mesmo tempo, incentivasse a cultura do rap nas ruas. Após saírem como vencedores do Startup Weekend Social Niterói, em novembro de 2017, decidiram dar prosseguimento ao projeto.

Estágio atual:
A plataforma funciona em versão beta e conta com aproximadamente 2 mil usuários cadastrados, que usam as ferramentas de forma gratuita.

Aceleração:
Participou de uma pré-aceleração do programa Startup Grid neste ano.

Investimento recebido:
Os sócios investiram apenas o trabalho próprio na criação da startup.

Necessidade de investimento:
Os sócios querem captar 150 mil reais de investimento para a criação de um app.

Mercado e concorrentes:
“O mercado do rap no brasil vem crescendo ano após ano, particularmente, na internet, ele está se popularizando cada vez mais. Alguns canais do gênero no YouTube chegaram a obter um crescimento de 10.000% no número de visualizações, nos últimos dois anos, e canais somente de batalhas de rimas cresceram 1.000% neste mesmo período. O gênero hip-hop foi o mais escutado do planeta em 2017”, afirma Yan. Ele diz que não existem concorrentes nacionais e cita o norte-americano BattleApp e até o Whatsapp, onde o próprio público se organiza para realizar batalhas online.

Maiores desafios:
“Hoje temos um desafio na parte tecnológica, que seria o desenvolvimento do aplicativo e da aplicação de batalhas em tempo real, mas no momento focamos na validação das nossas ideias”, conta Christian.

Faturamento:
Ainda não fatura.

Previsão de break-even:
Primeiro semestre de 2019.

Visão de futuro:
“Enxergamos o beRap do futuro como uma referência no mercado musical de hip-hop e batalhas de rima, no qual artistas possam nascer e crescer naturalmente com as conexões obtidas na plataforma”, falam os sócios.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.