SPONSORS:

A Bikxi é um app de transporte de passageiros que usa uma bicicleta de dois lugares como veículo

- 11 de fevereiro de 2019

Nome:
Bikxi.

O que faz:
É um app de transporte de passageiros que usa uma bicicleta de dois lugares como veículo.

Que problema resolve:
Contribui para a redução de congestionamento e poluição nas cidades, possibilitando que todas as pessoas possam se deslocar usando uma bicicleta como meio de transporte.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a pedalada do passageiro é opcional, “com isso, ele não precisa se preocupar em chegar suado ou estar com a roupa adequada para andar de bicicleta”. Além disso, as Bikxis são elétricas, os motoristas oferecem capacetes aos passageiros e levam também deficientes visuais.

Modelo de negócio:
O serviço é remunerado pela distância percorrida e gira em torno de 2,50 a 2,75 por quilômetro.

Fundação:
Setembro de 2017.

Sócio:
Danilo Lamy — Fundador e CEO

Perfil do fundador:

Danilo Lamy — 32 anos, São Paulo (SP) — é formado em Economia pelo Insper e mestre em Gestão Internacional pela Esade Business School. Trabalhou e empresas como HSBC, Europraxis e Standard Chartered Bank.

Como surgiu:
Danilo conta sempre se sentiu frustrado com o trânsito no seu percurso ao trabalho. Ao se mudar de residência para perto de uma ciclovia, ele decidiu trocar o carro pela bicicleta para seu deslocamento diário — um percurso de 10 km, que levava uma hora de carro. Com a mudança de modal, ele diz que não só melhorou sua qualidade de vida, mas também reduziu pela metade o seu tempo para chegar ao trabalho. Animado, ele afirma que tentou trazer mais pessoas para este modal, no entanto, via muita resistência por causa do suor, por não saberem andar de bicicleta, pela insegurança etc. Decidido a levar os benefícios da bike para mais pessoas e criar uma cidade mais sustentável, ele desenvolveu um modelo de bicicleta elétrica dupla, onde a pedada do passageiro é opcional.

Estágio atual:
A startup já realizou mais de 28 mil viagens, evitou que mais de 15 toneladas de CO2 fossem emitidas e o app teve mais de 20 mil downloads. A Bikxi conta com uma frota de 21 bikes.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
O fundador investiu 400 mil reais de recursos próprios no negócio.

Necessidade de investimento:
A empresa está em busca de investimento, mas ainda não definiu o valor.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de mobilidade está evoluindo muito rapidamente e ainda há muitas oportunidades. Temos um posicionamento único, sendo pioneiros neste tipo de serviço”, diz Danilo. Ele aponta como concorrentes indiretos outros apps de transporte como Yellow e Uber, porém  afirma que ambos prestam um serviço diferente do da Bikxi.

Maiores desafios:
“Crescimento de frota, pois a bicicleta utilizada ainda não é disponível para compra, nós mesmo que fabricamos”, fala o fundador.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Segundo semestre de 2019.

Visão de futuro:
“Queremos ser uma empresa global”, afirma Danilo.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

1094 Total Views 2 Views Today
Veja também: