Nome:
Cotabest.
O que faz:
É uma plataforma que reúne diversos atacadistas, distribuidores e indústria, permitindo ao usuário cadastrado com CNPJ ou CPF comparar preços e realizar compras a preço de atacado, sem intermediários.
Que problema resolve:
Facilita o processo de compras, pois, segundo os fundadores, antes um cliente tinha que contactar fornecedores, captar preços, arquivar documentos. Isto fazia com que o cliente perdesse muito tempo e dinheiro.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, diferente dos marketplaces tradicionais, que não permitem comparações de forma otimizada e personalizada, a tecnologia da CotaBest faz este tipo de cotação online automática usando inteligência artificial e algoritmos e possibilita uma economia de até 30%.
Modelo de negócio:
A receita vem de uma porcentagem, de 2 a 4%, sobre as vendas dos fornecedores realizadas na plataforma.
Fundação:
Janeiro de 2016.
Sócios:
Vanderlei Eduardo Bertoletti Junior — CEO
Fernando Coutinho — CFO
Holding E2F (formada pelos sócios Eduardo França, Fernando Perrelli e Francisco Sá Neto)
Fundador:
Vanderlei Eduardo Bertoletti Junior — 35 anos, Socorro (SP) — é formado em Administração de Empresas pelo Sebrae. Fundou o Estacionamento 13 de Maio, a distribuidora de paletas da Los Paleteiros e está à frente do Lubeck bar e restaurante.
Como surgiu:
Vanderlei conta que com a rotina do restaurante que comanda há oito anos identificou uma oportunidade de modernizar a gestão de compras. “Por meio de tecnologia própria e inteligência artificial automatizamos todo o processo e ainda proporcionamos uma economia de 30% aos usuários. O sistema busca os itens consultados com os melhores valores e a transação é formalizada direto com o atacadista, sem intermediários e com frete grátis”, diz.
Estágio atual:
A startup atende o estado de São Paulo e o site disponibiliza mais de 70 mil itens para suprir necessidades de restaurantes, creches, hotéis, hospitais e empreendimentos corporativos, sendo também aberto a pessoas físicas. Os distribuidores, por sua vez, têm alcance a 6 mil clientes cadastrados.
Aceleração:
A CotaBest foi acelerada pela InovAtiva.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 2 milhões de reais na empresa.
Necessidade de investimento:
Estão abertos a novos investimentos caso haja fundos que agreguem no projeto.
Mercado e concorrentes:
“Enxergamos que o momento é de mudança no mercado. Todos estão cada vez mais aptos a aderir à tecnologia e à economia compartilhada. Por este motivo, recebemos demanda de diversos setores como pet, construção, drogarias etc”, afirma Vanderlei. Ele diz que os concorrentes indiretos são os marketplaces tradicionais e as lojas físicas.
Maiores desafios:
“Mudar o hábito nas compras B2B e tornar a CotaBest conhecida.”
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Já foi atingido.
Visão de futuro:
“Nosso intuito é nos tornarmos a principal plataforma de atacarejo online, onde empresas e usuários economizem nas cotações em compras a preço de atacado”. conta Vanderlei.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
O minimercado da startup, que pode ser instalado também em academias, empresas e hotéis, permite ao usuário escanear com o celular o código de barra dos produtos que deseja adquirir e pagar diretamente pelo aplicativo.