Nome:
EasyMovie.
O que faz:
É uma plataforma que conecta produtores audiovisuais a clientes para simplificar o processo de contratação e criação de vídeos, desde o briefing até a produção final.
Que problema resolve:
Busca resolver a dificuldade de encontrar o produtor certo para a demanda requerida; organizar os processos de briefing para a criação; e dar mais agilidade e clareza na comunicação à distância entre clientes e produtores.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a tecnologia utilizada pela startup permite que uma pessoa crie um briefing de vídeo “simplesmente falando para a plataforma, por meio de gravação de áudio”.
Modelo de negócio:
A EasyMovie cobra uma taxa de 20% sobre o valor do vídeo contratado.
Fundação:
Maio de 2016.
Sócios:
Murillo Alcantara — Fundador e CEO
Aydin Sarmadi — Investidor
Fundador:
Murillo Alcantara — 29 anos, São Paulo (SP) — é formado em Economia e pós-graduado em Administração pelo Insper. Foi líder de inovação na multinacional francesa Ticket.
Como surgiu:
Murillo conta que a criação da startup veio de uma necessidade pessoal. “Depois de ter gravado toda uma viagem de snowboarding no Chile com os amigos, busquei um profissional de edição para transformá-la em um vídeo ao estilo canal OFF, mas não consegui encontrar alguém pela internet. Então, eu mesmo editei o material, já que este é um hobby que sempre me empolgou muito. Depois comecei a desenhar um site para editar vídeos no tempo livre e foi em uma conversa com minha namorada que o insight surgiu.”
Estágio atual:
A plataforma oferece desde a busca, contratação, pagamento de um produtor de vídeo até o acompanhamento da criação, gestão de aprovações e avaliação do trabalho. Tudo é hospedado na nuvem e com um sistema de notificações integrado a cada momento da jornada. Hoje conta com mais de 370 usuários cadastrados e foram mais de 130 vídeos produzidos.
Aceleração:
Está em busca de aceleração.
Investimento recebido:
O fundador colocou 50 mil reais do próprio bolso no negócio e contou com investimento semente de 50 mil reais.
Necessidade de investimento:
O empreendedor quer captar 500 mil reais para expansão comercial e estratégia de marketing, visando atrair mais clientes e produtores de vídeos. Além disso, o recurso será destinado a aprimorar a tecnologia da plataforma.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de vídeo cresce a números exorbitantes. Segundo a PwC, o mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar 2,23 trilhões de dólares em 2021. Outro dado relevante é que 81% das empresas utilizam o vídeo como ferramenta de marketing, de acordo com o State of Video Marketing. Para a OptinMonster, vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca. A Economia Gig também vem crescendo, principalmente com o surgimento de profissionais de áreas criativas que buscam, cada vez mais, ferramentas que auxiliem em sua atuação independente no mercado”, afirma Murillo. Ele cita como concorrente direto a Ganero, uma empresa australiana, que possui uma rede de profissionais em pelo menos quatro países e cases de grandes empresas.
Maiores desafios:
“Transformar a dinâmica atual do mercado audiovisual de comercialização e produção de vídeos para grandes marcas em um ambiente digital e que funcione em escala”, diz o fundador.
Faturamento:
54 mil reais gerados em contratações de vídeos no primeiro semestre de 2019.
Previsão de break-even:
Foi atingido em outubro de 2018.
Visão de futuro:
“Ser o maior hub online de produção audiovisual no mundo. O lugar que possui as melhores ferramentas tecnológicas para a experiência de criação de vídeos”, conta Murillo.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.