Nome:
Easysapers.
O que faz:
É uma plataforma para empresas contratarem consultores e serviços SAP (desenvolvimento de aplicações e suporte a sistemas da fornecedora alemã de software).
Que problema resolve:
Busca reduzir a burocracia, o tempo de solicitação, entendimento de projeto, customização, contratação e entrega dos serviços SAP.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a plataforma utiliza algoritmos, inteligência artificial e machine learning para resolver desafios de negócios, de inovação e de transformação digital das empresas, sejam elas usuárias de sistemas SAP ou não. Ainda de acordo com os sócios, a startup oferece projetos com preços 60% menores do que os praticados no mercado. Outro diferencial é que a Easysapers é parceira oficial da SAP e recentemente foi homologada com o selo “SAP-NextGen”.
Modelo de negócio:
A monetização é estabelecida através de uma porcentagem única para cada projeto, a partir de critérios como escopo, número de consultores, tempo, complexidade técnica e outras variáveis.
Fundação:
Setembro de 2017.
Sócios:
Thiago de Paula Mateus — CEO
Fabiano Sandaniel — COO
Rafael Canzani — CTO
Fundadores:
Thiago de Paula Mateus — 40, Presidente Prudente (SP) — é formado em Economia pela PUC-Campinas, com extensão em Management Information Systems pela (UofT) – University of Toronto. Fundou a BRASAP, sua primeira consultoria SAP.
Fabiano Sandaniel — 37, São Paulo (SP) — é formado em Ciências da computação pela Universidade de São Paulo. Atuou na Accenture, Neoris, Cognizant, entre outras consultorias.
Rafael Canzani — 35, São Paulo (SP) — é formado em Processamento de Dados pela FATEC-SP. Trabalhou na JW Infor e na Seven Inovações.
Como surgiu:
Thiago conta que a Easysapers surgiu do inconformismo com os problemas a respeito do mercado SAP que ele mesmo vivenciava em sua consultoria, a BRASAP. Ele diz que percebeu que era preciso mudar para tornar o modelo mais escalável, ágil e inovador. Sua ideia foi compartilhada com seu sócio-fundador, Fabiano, que convidou Rafael para criarem algo novo. A proposta inicial era oferecer alocação pontual de profissionais SAP em uma plataforma de maneira que a Easysapers não fosse um intermediário, mas, sim, uma consultoria digital responsável por esses consultores e atuante na gestão das demandas e projetos. “No entanto, já nas primeiras validações e conversas com os clientes, identificamos que, além desse modelo de negócio inicial, havia a oportunidade da startup também se posicionar como um provedor de soluções em resposta aos desafios das empresas de expandir a utilização de soluções SAP além do backoffice.”
Estágio atual:
A startup começou a operar em agosto de 2018, está sediada na Grande São Paulo, conta com mais de 500 consultores e14 clientes cadastrados, sendo que três estão com projetos em execução.
Aceleração:
Está em busca de aceleração.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 400 mil reais na empresa.
Necessidade de investimento:
A startup tem planos de buscar investimentos para 2019 com o objetivo de acelerar o crescimento através de melhorias na plataforma, mas ainda não definiu o valor a ser captado.
Mercado e concorrentes:
“Existem muitas oportunidades na resolução de desafios de TI e negócios nas empresas”, diz Thiago. Tratando-se de consultoria digital, ele afirma que não há um concorrente direto com as mesmas características. “No entanto, a Easysapers tem como concorrentes indiretos as consultorias tradicionais, como Accenture, IBM, Deloitte, Infosys, Wipro e Seidor.”
Maiores desafios:
“Promover uma mudança cultural nas empresas, fazendo com que identifiquem o valor e as vantagens de utilizar uma plataforma tecnológica para contratação de serviços SAP e resolução de desafios de negócio”, conta o CEO.
Faturamento:
220 mil reais (do início da operação até março deste ano).
Previsão de break-even:
Foi atingido em janeiro de 2019.
Visão de futuro:
“A Easysapers quer ser reconhecida como a melhor opção para a resolução de problemas e desafios das empresas por meio da utilização de uma plataforma altamente tecnológica que proporciona menores custos, maior agilidade e uma nova maneira de se fazer negócios em seu segmento”, diz Thiago.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.