Nome:
ih!restrito.
O que faz:
É um app que identifica, por meio da leitura do código de barras, as principais características do alimento e alerta se ele possui algum dos componentes configurados como restrito para o usuário (como glúten, lactose, glicose, entre outro).
Que problema resolve:
O negócio busca promover comodidade e facilidade para as pessoas com intolerância, restrição ou preferência alimentar.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, além de oferecer três funcionalidades integradas (consulta dos ingredientes, alerta de alergênicos e agenda alimentar), o app também oferece parcerias com empresas de produtos e serviços voltados para intolerantes, aproximando o consumidor de opções de serviços e produtos do tipo existentes no mercado.
Modelo de negócio:
O ih!restrito lucra com as parcerias comerciais realizados com empresas que fornecem serviços ou produtos para este nicho.
Fundação:
Fevereiro de 2018.
Sócios:
Márcia Freitas — Cofundadora e CEO
Diego Noguero — Cofundador e CTO
Perfil dos fundadores:
Márcia Freitas — 38 anos, Rio de Janeiro(RJ) — é formada em Ciência da Computação pela UNIG, com MBA em Administração e Sistema de Informações pela UFF. Trabalhou na Enel Brasil e na IBM.
Diego Noguero — 32 anos, São Paulo (SP) — é formado em Engenharia Robótica pela UNIP, com MBA em Arquitetura de Soluções e em Engenharia de Software pela FIAP. Trabalhou na Fundação Ezute e na Via Varejo.
Como surgiu:
Os sócios contam que a proposta surgiu da dificuldade real de Diego, que possui histórico de restrição alimentar na família, e passava mais tempo que o necessário no supermercado tentando descobrir se, nos alimentos desejados, existia algum componente que poderia lhe prejudicar. Diego se juntou, então, à Marcia (que também possui intolerância alimentar) e a empresa Labsit para criar uma solução que facilitasse essas consultas e ajudasse as pessoas a se protegerem da ingestão de um componente indevido.
Estágio atual:
O app começou a operar há dois meses em fase beta e conta com aproximadamente 200 usuários não pagantes.
Aceleração:
O negócio busca aceleração.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 400 mil reais de recursos próprios, distribuídos entre serviços e desenvolvimento da solução.
Necessidade de investimento:
Os empreendedores pretendem captar 300 mil reais para dar andamento às atualizações e lançamento de novos serviços.
Mercado e concorrentes:
“Nós sabemos que o mercado de conexão de pessoas e serviços está em alta. Mesmo assim, observamos que a área de saúde ainda é carente de soluções com este objetivo. Além disso, também queremos trazer a questão da transparência para o contexto da saúde e qualidade de vida”, fala Márcia. Ela diz que a empresa ainda não possui concorrentes.
Maiores desafios:
“No momento nosso maior desafio é construir uma base de clientes. Estamos trabalhando nossas páginas nas redes sociais, nosso site, buscando parcerias de divulgação e, em paralelo, comerciais”, afirma Diego.
Faturamento:
Ainda não fatura.
Previsão de break-even:
2020.
Visão de futuro:
“Consolidar a ih!restrito como uma empresa que representa um pacote de soluções para o dia a dia de pessoas que convivem com algum tipo de restrição, alergia, intolerância ou apenas preferência alimentar”, contam os sócios.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.