SPONSORS:

A Monetus é uma plataforma que faz gestão de investimentos online

- 10 de fevereiro de 2017
monetus

Nome:
Monetus.

O que faz:
É um serviço de gestão de investimentos online, com processo de análise e compra dos ativos.

Que problema resolve:
“As pessoas querem investimentos melhores, mas sempre que tentam se deparam com opções complicadas e que muitas vezes envolvem riscos”, diz Vinícius Costa. “O Brasil é um dos países com as maiores taxas de juros do mundo, mas a maioria das pessoas ainda investe na poupança, que tem retorno abaixo da inflação na maioria das vezes, ou até nenhum retorno”.

O que a torna especial:
O investimento mínimo inicial é de 100 reais e a startup automatizou uma série de processos antes feitos em papel, do cadastro a construção de portfólios de investimento. “Nossas taxas são quatro vezes menores que a dos grandes bancos, pode comparar”, dizem os sócios.

Modelo de negócio:
A empresa cobra uma taxa de gestão de 0,45% ao ano sobre o valor investido.

Fundação:
Agosto de 2016.

Sócios:
Daniel Calonge – CEO
Vinícius Costa – Diretor de Produto
César Oliveira – CTO
Willian Max – Designer do Produto
Daniel Horta – Diretor de Marketing
Felipe Ribeiro – Desenvolvedor

Perfil dos fundadores:

Daniel Calonge – 31 anos, Belo Horizonte (MG) – formado em Medicina Veterinária pela UFMG. É gestor de investimentos certificado pela Anbima, conta com mais de oito anos de experiência como gestor profissional de clientes de grande patrimônio é tem a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) Level II do mercado financeiro.

Vinícius Costa – 22 anos, Piumhi (MG) – aluno de graduação em Engenharia Mecânica pela UFMG e com período de graduação sanduíche na Columbia University, em Nova York. Recentemente foi selecionado pela Odgers Berndston, empresa internacional de seleção de executivos de alto nível, para participar do programa CEOx1dia.

Como surgiu:
Os sócios contam que, antes da criação da Monetus, já oferecíam o serviço gestão de investimentos para clientes com grande patrimônio. “Mas não estávamos satisfeitos em dar ótimos retornos só para aqueles que tinham muito dinheiro. Então, quando conhecemos startups americanas como a Betterment e Wealthfront, vimos que era possível criar um serviço de investimentos que fosse acessível para todos”, diz Vinícius.

Estágio atual:
A empresa tem sede própria em Belo Horizonte, na região da Savassi. Atualmente é necessário receber um convite para acessar a plataforma, quem vira cliente tem cinco convites à disposição para enviar para os amigos. Em um mês, foram mais de 2 mil pedidos de convite, de acordo com os sócios.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Foi feito um investimento próprio dos sócios e um aporte de investimento-anjo de Wilson Brumer, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais. Os valores não foram informados.

Necessidade de investimento:
Está em fase de captação, mas o valor não foi especificado.

Mercado e concorrentes:
“Segundo o relatório mais recente da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), mais de 52 milhões de brasileiros investem na poupança, sendo que o valor investido aproxima-se de 600 bilhões de reais. Há um enorme potencial para ajudar milhões de brasileiros a investirem melhor”, diz Vinícius. Para ele, a concorrência é formado por bancos e corretoras de valores que oferecem assessoria financeira através de agentes autônomos de investimentos.

Maiores desafios:
“Crescermos em velocidade acelerada”, segundo os sócios.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Em um ano.

Visão de futuro:
“Queremos ser o maior serviço de investimentos do Brasil e mudar completamente a forma como as pessoas se relacionam com o dinheiro e ajudá-las a planejar melhor o seu futuro”, diz Vinícius.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para mentoria@projetodraft.com e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

Veja também:

Com um chatbot e uma plataforma digital, o Warren quer transformar os millennials em investidores

- 15 de agosto de 2017
O CEO da Warren, Tito Gusmão sempre foi apaixonado por investimentos e acredita que todo mundo pode aprender a investir.

“O que aprendi como gestor de fundos? Que não saber o que vai acontecer está na essência de investir”

- 29 de setembro de 2016
Daniel Resende, da Vérios, revê sua trajetória como administrador financeiro e compartilha alguns aprendizados valiosos.