SPONSORS:

A Mutual é um app de peer-to-peer lending para qualquer pessoa emprestar dinheiro a outra

- 4 de junho de 2019

Nome:
Mutual.

O que faz:
É uma plataforma de peer-to-peer lending em que qualquer pessoa pode emprestar dinheiro a outra com taxas de juros menores que as praticadas pelos bancos.

Que problema resolve:
Para o tomador de empréstimo, o app dá acesso ao crédito de forma mais simples, sem interferência dos bancos e com taxas mais atrativas. Para o investidor (quem empresta), é uma opção mais rentável, podendo chegar, segundo os fundadores, a 23,5%, já descontando o risco de inadimplência.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a plataforma de peer to peer lending pode ser utilizado por pessoas e não somente por empresas e “aprova uma solicitação em menos de um minuto, já incluindo a análise de perfil e risco de cada tomador”.

Modelo de negócio:
A Mutual fica com até 10% do pedido base do empréstimo. Esse valor estará disposto dentro da CET (Custo Efetivo Total) juntamente com outras taxas e juros do empréstimo.

Fundação:
Foi fundada em 2016 e começou a operar em fevereiro de 2018.

Sócios:
Leonardo Rebitte CEO
Marciliano Freitas Diretor de Desenvolvimento de Negócios
Hugo Grochau — CTO
Victor Fernandes — CMO

Fundadores:

Leonardo Rebitte — 38 anos, Rio de Janeiro (RJ) — é formado em Gestão de TI com ênfase em Administração pela FGV. Fundou a plataforma Curriculoautentico.com, de checagem de CVs, e a Quitar, de gestão de reembolso postal para empresas de e-commerce.

Marciliano Freitas — 48 anos, Uberlândia (MG) — é formado em Economia pela Universidade de Brasília e possui MBA em Finanças pelo Ibmec. Trabalhou nos bancos Garantia e Pactual e foi cofundador da Medcenter Solutions. Atualmente, é advisor da Fielo e sócio na Harpia Ventures Participações.

Hugo Grochau 25 anos, Curitiba (PR)  é formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Trabalhou como consultor e engenheiro de software nas empresas Liber Educação e Nuuvem.

Victor Fernandes — 30 anos, Rio de Janeiro (RJ) é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Professor José de Souza Herdy. Foi cofundador e CMO da Curriculoautentico.com e CMO nas empresas Crayon Stock e Passei Direto.

Como surgiu:
Em 2015, Leonardo conta que tentou pegar um empréstimo de 10 mil reais em um grande banco, mas o valor foi negado. Ele não entendeu o motivo, pois diz que não estava inadimplente e tinha uma boa renda na instituição. Como realmente precisava do dinheiro, ele acabou pegando emprestado com um amigo, que pediu que o acordo fosse selado com a assinatura de um contrato de mútuo federatício, o que permite o empréstimo legal entre pessoas com ágio de juros. A partir daí, ele teve a ideia de criar uma fintech para informatizar contratos de mútuo entre pessoas.

Estágio atual:
A startup está sediada no Rio de Janeiro, com 26 funcionários. Tem 185 mil usuários cadastrados (35 mil investidores e 150 mil tomadores). Já concedeu 5 milhões de reais em empréstimos até março de 2019.

Aceleração:
Não teve.

Investimento recebido:
Os sócios captaram 3 milhões de reais com investidores.

Necessidade de investimento:
Tem novas rodadas de investimento em aberto para aumentar o time e aperfeiçoar a plataforma.

Mercado e concorrentes:
“Estamos bem otimistas. Até o final de 2019, nossa meta é atingir a quantia de 100 milhões de reais em empréstimos”, afirma o CEO. Existem outras plataformas com serviços semelhantes como a BancaClub.

Maiores desafios:
“O mercado é grande e o nosso maior desafio é crescer de forma rápida para consolidar a nossa posição de líderes no empréstimo P2P para pessoas físicas”, diz Leonardo.

Faturamento:
280 mil reais (2018)

Previsão de break-even:
Dezembro de 2019.

Visão de futuro:
“Nos consolidarmos como a melhor opção para empréstimos online entre pessoas e reforçarmos cada vez mais os benefícios de se investir na nossa plataforma.”

Onde encontrar:
Site
Contato

1203 Total Views 8 Views Today
Veja também:

Prestes a completar três anos, o estúdio de inovação da Visa acelera startups e cocria soluções com clientes

- 25 de julho de 2019