Nome:
Panthro Tech.
O que faz:
A startup desenvolveu uma plataforma de autoatendimento (You Do) para bares, restaurantes e praças de alimentação.
Que problema resolve:
Utilizando QR Code, a plataforma permite ao cliente visualizar o cardápio, pedir e pagar — tudo pelo celular do próprio consumidor, sem fazer download de aplicativo. Para os estabelecimentos, é possível controlar os pedidos pela plataforma e ter acesso a outras métricas.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, a Panthro Tech foi inovadora ao unir tecnologias que já estão no mercado há anos. “Conseguimos trazer tanto para o pequeno lojista quanto para o grande estabelecimento uma forma barata de transformar a experiência do atendimento.”
Modelo de negócio:
A startup tem três modelos de monetização. “Oferecemos somente o cardápio digital, o cardápio com pedido e o cardápio com pedido e pagamento. Sendo respectivamente o primeiro e o segundo com um valor fixo mensal e o terceiro, um valor fixo mensal mais uma taxa sobre os pedidos feitos e pagos pela solução. Não cobramos taxas para implantar”, afirma o fundador.
Fundação:
Maio de 2019.
Sócio:
Odolir Daniel dos Santos Junior — CEO
Fundador:
Odolir Daniel dos Santos Junior — 23 anos, Francisco Beltrão (PR) — é formado em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí. Além de CEO da Pathron é o desenvolvedor do YouDo.
Como surgiu:
O empreendedor conta que a ideia surgiu a partir do próprio incomodo. “Um dia, após o trabalho, aguardando 15 minutos para receber uma bebida em um pub, achei que aquilo estava sendo tão impactante para os clientes quanto para o lojista, que naquele dia estava sem dois garçons. Decidi que precisava mudar aquela situação que deveria ser comum em vários estabelecimentos.”
Estágio atual:
A startup está incubada na Cocreation Lab via Programa Nascer, iniciativa da Fapesc e Sebrae/SC. Testou a solução em maio em dois estabelecimentos. Em junho, iniciou as vendas e hoje tem mais de 25 clientes na carteira, totalizando 1 800 usuários e 3 100 pedidos realizados pela plataforma You Do.
Aceleração:
“Não tivemos até o momento, mas estamos no processo da Darwin, Wow e em conversa com uma grande corporação que busca criar um produto em parceria”, afirma Odolir.
Investimento recebido:
O empreendedor investiu 60 mil reais na startup.
Necessidade de investimento:
O empreendedor quer captar 200 mil reais para os próximos 18 meses. Esse valor deve ser utilizado para aumentar a equipe.
Mercado e concorrentes:
“Grandes players que hoje atuam no delivery estão voltando os olhos para o interior do estabelecimento. Acreditamos que isso não seja uma ameaça e sim uma oportunidade de mais empresas trazendo o autoatendimento e ajudando a quebrar a cultura do cliente depender de um garçom”, diz o fundador. “Nossos concorrentes buscam principalmente atuar através de tablets e totens. Nossa solução vai totalmente ao contrário, não queremos inflar ainda mais os custos do estabelecimento.”
Maiores desafios:
“O maior desafio é mostrar para o cliente o valor de ele utilizar o próprio celular para fazer o pedido e perceber que tem controle sobre sua conta e sobre o tempo que vai demorar para seu atendimento iniciar.”
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
“Com o investimento que buscamos, projetamos um crescimento de 10% ao mês e estar ao fim dos 18 meses com no mínimo 100 clientes e por consequência, atingir o break-even no mesmo período.”
Visão de futuro:
“Acreditamos que o You Do pode ser uma ferramenta não somente para o setor gastronômico, mas para hotelaria, resorts, estacionamentos e muitos outros locais em que o autoatendimento pode acontecer”, afirma Odolir.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A startup consegue prevenir e diagnosticar doenças em pets, além de sugerir dietas personalizadas e alterações no estilo de vida, com a realização de exames de microbioma, que identificam e quantificam as bactérias intestinais dos animais.