SPONSORS:

A Parametriza é uma plataforma online de despacho aduaneiro

- 18 de setembro de 2017

Nome:
Parametriza.

O que faz:
É uma plataforma de despacho aduaneiro de importação e exportação.

Que problema resolve:
A startup facilita o acesso às informações sobre legislações e processos relacionadas ao comércio exterior na América Latina.

O que a torna especial:
Segundo os sócios, a plataforma apresenta um sistema interligado em tempo real com os órgãos da Receita Federal para o cliente acompanhar o status do seu despacho aduaneiro. Além disso, os fundadores dizem que a automatização dos processos com o uso da tecnologia permite uma alta produtividade e, consequentemente, a redução do valor do serviço em comparação com despachantes aduaneiros tradicionais.

Modelo de negócio:
A monetização é feita de três formas: cobrança por processo de desembaraço de importação e exportação, habilitação no sistema da Receita Federal e venda de licenças para despachantes parceiros.

Fundação:
Junho de 2017.

Sócio:
Gustavo Valiente – CEO
Lennon Daniel – CTO
Rafael Perozin – CMO

Perfil dos fundadores:

Gustavo Valiente — 29 anos, Curitiba (PR) — é formado em Negócios Internacionais pela FAE Business School. Trabalhou na SDV Brazil-Bolorré Group.

Lennon Daniel — 27 anos, Curitiba (PR) — é formado em Análise de Sistemas pela Universidade Positivo. Trabalhou na agência de marketing NN+S2U.

Rafael Perozin — 30 anos, Curitiba (PR) — é formado em Publicidade e Propaganda pela Unicuritiba. Também trabalhou na agência de marketing NN+S2U.

Como surgiu:
O CEO, que possui experiência no setor de comércio exterior, percebeu que a falta de informações precisas e rápidas neste setor e o custo elevado de despachantes acabavam impedindo que muitas empresas importadoras e exportadoras iniciassem suas operações. Com o apoio dos sócios, ele foi atrás de validar a ideia. Entrevistou 85 companhias que afirmaram sofrer com as burocracias do processo de despacho e percebeu que a questão era um problema real.

Estágio atual:
A startup possui atualmente oito clientes.

Aceleração:
A Parametriza faz parte do programas Epifania, do Sebrae-PR, e do InovAtiva Brasil.

Investimento recebido:
Os sócios investiram do próprio bolso 80 mil reais.

Necessidade de investimento:
Os empreendedores querem captar 250 mil reais para investir em marketing, vendas, em estrutura e pessoas, além de escalar o negócio.

Mercado e concorrentes:
“Segundos dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio, das 19 milhões de empresas ativas no Brasil, somente 50 mil têm habilitação para importar e exportar e geraram, em 2016,  mais de 3,5 milhões de despachos aduaneiros”, diz o CEO. Ele aponta como concorrentes os despachantes aduaneiros tradicionais.

Maiores desafios:
“Nossa maior dificuldade no momento é em relação ao desenvolvimento de um software e também quebrar a barreira que existe contra novos players no setor”, diz Gustavo.

Faturamento:
A empresa começou a operar em agosto e espera fechar o terceiro mês de atividades com um faturamento de 3.500 reais.

Previsão de break-even:
Junho de 2018.

Visão de futuro:
“Queremos ser a maior plataforma de despacho aduaneiro no Brasil e referência no setor de comércio exterior e agenciamento de cargas” afirma o CEO.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Mas, se você tem uma ideia e ainda não sabe como estruturá-la em uma estratégia de negócios, escreva para [email protected] e conheça nosso novo serviço de Mentoria.

3627 Total Views 1 Views Today
Veja também: