APRESENTA
APRESENTA

A qualidade de vida no trabalho diminuiu em 2018. Conheça os resultados do Índice Sodexo

Giovanna Riato - 9 maio 2019
Queda foi mais acentuada nos aspectos humanos, como o reconhecimento aos colaboradores, aponta o IQVT.
Giovanna Riato - 9 maio 2019
COMPARTILHE

O bem-estar das pessoas no trabalho diminuiu em 2018. Esta é a conclusão do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT), medido a partir de mais de 13 mil respostas ao longo do ano passado. Em relação a 2017, houve uma redução de 4% no grau geral de satisfação, que fechou com 6,21 pontos em escala que varia de zero a 10.

“Notamos que todas as dimensões da qualidade de vida no trabalho apresentaram redução. Com destaque para os itens relacionados à promoções e treinamentos profissionais, que acumularam as piores notas durante o período, 4,57 e 4,70 pontos, respectivamente”, analisa Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing da Sodexo Benefícios e Incentivos. O executivo diz que este movimento é consequência do ambiente de muitas incertezas no Brasil em 2018, ano de eleição e de desemprego ainda elevado. “A impressão é de que, diante deste cenário, as empresas optaram por segurar investimentos ao cortar ações de reconhecimento e incentivos”, diz.

O resultado do IQVT é elaborado a partir das respostas recolhidas através de um teste online e gratuito. A pesquisa, que dura cerca de 5 minutos, analisa a satisfação das pessoas com o ambiente profissional através das seis dimensões de qualidade de vida no trabalho da Sodexo, um conceito que surgiu a partir de uma pesquisa com líderes de diversos países:

Facilidade e eficiência: leva em conta os fatores que contribuem para a boa performance do colaborador, como facilidade de acesso às pessoas e informações necessárias, processos fluídos, entre outros.
Saúde e bem-estar: promoção da vida saudável, com boa alimentação e incentivo à prática de exercícios.
– Ambiente físico: aspectos que permitem que o trabalhador se sinta confortável e seguro no espaço.
– Reconhecimento: iniciativas da empresa para valorizar e recompensar pessoas.
– Interação social: ações de fomento à criação e reforço de vínculos pessoais, acesso à cultura e entretenimento.
– Crescimento pessoal: tudo o que permite e estimula que um profissional aprenda e se desenvolva.

Confira os principais números do Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho 2018:

 

Quer conhecer mais histórias da Sodexo? Clique aqui!

APRESENTA
COMPARTILHE
APRESENTA

Confira Também: