SPONSORS:

O QueroBolsa compara bolsas e oferece descontos para alunos do ensino superior

- 2 de março de 2016

Nome:
QueroBolsa.

O que faz:
A startup tem um marketplace de comparação de faculdades com oferta de bolsas de estudo parciais.

Que problema resolve:
Oferece bolsas de estudo para estudantes interessados em ingressar em vagas remanescentes de faculdades.

O que a torna especial:
Segundo os fundadores, a atividade de conectar alunos e faculdades tem efeitos de rede que aumentam o valor da serviço. Os milhões de alunos cadastrados atraem mais faculdades parceiras, que atraem mais alunos, e isso gera um ciclo.

Modelo de negócio:
A receita vem de comissões pagas pelas universidades e taxas de pré-matrícula pagas pelo aluno. Essa taxa depende da negociação com cada faculdade. O aluno paga para o QueroBolsa para garantir o desconto até o final do curso. Depois, o aluno paga a partir da segunda mensalidade para a faculdade.

Fundação:
2012.

Sócios:
Bernardo Pádua dos Santos – CEO
Lucas Andrade Gomes Silveira – Diretor de Produto e Crescimento
Thiago Brandão – Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento

Perfil dos fundadores:

Bernardo Pádua dos Santos – 33 anos, São José dos Campos (SP) – formado em Engenharia da Computação pelo ITA, com mestrado em Ciência da Computação pelo mesmo Instituto. Também é fundador da RedeAlumni, que cria produtos de tecnologia voltados à educação. Antes, foi desenvolvedor no Locaweb.

Lucas Andrade Gomes Silveira – 28 anos, São José dos Campos (SP) – formado em Engenharia da Computação pelo ITA. É também um dos fundadores da Rede Alumni e trabalhou como engenheiro de softwares na Microsoft por mais de quatro anos.

Thiago Brandão – 28 anos, São José dos Campos (SP) – formado em Engenharia da Computação pelo ITA. Foi desenvolvedor na Stefanini IT Solutions e também co-fundou a Rede Alumni.

Como surgiu:
Após um ano no mercado com a sua primeira startup, a Rede Alumni – focada em desenvolver ferramentas para educação –, os sócios perceberam que as faculdades tinham uma grande necessidade aumentar a captação de novos alunos. Ao mesmo tempo, muitos estudantes com dificuldades financeiras estavam procurando formas de entrar na faculdade. Para unir esses dois grupos, eles criaram o QueroBolsa, um marketplace onde o usuário busca o curso que deseja, com um preço que pode pagar, e pode garantir a sua vaga na hora.

Estágio atual:
A equipe tem mais de 50 pessoas e parceria com mais de 400 faculdades em todo Brasil, dentre elas Estácio, Universidade Maurício de Nassau e Universidade Cruzeiro do Sul.

Aceleração:
Não buscam.

Investimento recebido:
Recebeu um investimento seed da Redwood Capital e tam apoio de investidores-anjo, incluindo Eduardo Wurzmann (IBMEC), Julio Vasconcellos (Peixe Urbano), Romero Rodrigues e Anibal Messa (Buscapé).

Necessidade de investimento:
A empresa é lucrativa desde 2013 e considera investimentos apenas de parceiros estratégicos.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de educação vive um momento de excesso de vagas, pois as escolas investiram muito em expansão contando com o FIES, financiamento do governo que foi drasticamente reduzido no final de 2014. Por isso, a Quero Bolsa está acelerando seu crescimento para aumentar o ocupação dessas vagas”, diz o CEO da plataforma. Entre suas concorrentes estão a Movimento Cidadania e ToDeBolsa.

Maiores desafios:
Expandir a atuação para matricular não apenas vagas como desconto, mas também vagas nos preços oficiais. “Para conseguir isso precisamos estreitar nosso relacionamento com as faculdades parceiras e oferecer mais informações para os alunos”, diz Bernardo.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Já atingiram.

Visão de futuro:
Bernado diz que a espera que a plataforma se torne “o canal que todo estudante usa para escolher e ingressar na sua escola”, que por sua vez ganha com uma maior rentabilização da sua capacidade de ensino.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

3761 Total Views 9 Views Today
Veja também: