Nome:
Rekeep.
O que faz:
Permite a qualquer comerciante localizar possíveis cobranças indevidas de taxas nas vendas realizadas por meio de máquinas de cartão nos últimos dez anos.
Que problema resolve:
Busca resolver o problema das taxas das máquinas de cartões sobre as vendas (a principal taxa é a MDR), que, segundo os fundadores da startup, muitas vezes são superiores às contratadas pelo comerciante por erro de gestão das adquirentes e falta de atualizações do sistema. Ainda de acordo com os empreendedores da Rekeep, a burocracia torna o controle do recebimento das vendas muito complexo e isso permite que cobranças indevidas aconteçam com frequência.
O que a torna especial:
Segundo os fundadores, trata-se da única solução no Brasil que realiza todas as etapas do processo, desde a divulgação da existência do direito até a viabilização do recebimento dos valores em cinco dias úteis.
Modelo de negócio:
A Rekeep fica com um percentual do crédito, cerca de 30%, quando ele é efetivamente recebido pelo cliente. “Esse modelo é inovador pois possibilita que o cliente tenha uma experiência totalmente gratuita até ele receber os ativos prometidos no processo de venda, diminuindo as barreiras de entrada e possibilitando uma escala do processo comercial expressiva”, afirma Vinicius Felipe Caimi Leonart, CEO da startup.
Fundação:
O serviço começou a operar em 2018, mas a startup nasceu em julho de 2022.
Sócios:
Vinicius Felipe Caimi Leonart — CEO
Matheus Alessandro Simeão — COO
Fundadores:
Vinicius Felipe Caimi Leonart — 27 anos, Curitiba (PR) — é formado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba. Trabalhou em diversos escritórios de advocacia em Curitiba, com destaque para o De Paola & Panasolo Advogados Associados. Em 2017 fundou a HUNTAX Tecnologia Tributária LTDA, startup que desenvolve tecnologia voltada a recuperação de tributos. Em 2018, em paralelo, iniciou o projeto da Rekeep Tecnologia, que nos últimos anos é seu único e principal projeto. Com sua primeira startup, participou de programas de aceleração em Campinas, foi finalista do InovAtiva e Capital Empreendedor do Sebrae, finalista da Amcham Arena e representou suas empresas duas vezes no Rocket, reality de startups da RPC (filiada da Globo no Paraná).
Matheus Alessandro Simeão — 29 anos, Conselheiro Mairinck (PR) — é formado em Direito pelo Centro Universitário Curitiba e focou seu desenvolvimento profissional na área do Processo Civil e Contencioso de Massa. Trabalhou em diversos escritórios de advocacia em Curitiba, com destaque para o Ploszaj Advogados.
Como surgiu:
A ideia inicial da Rekeep surgiu no desenvolvimento dos trabalhos jurídicos do Matheus, que em sua prática recebeu algumas reclamações de clientes comerciantes sobre as taxas contratadas nas máquinas de cartão de crédito e débito. Ele chamou seu amigo de faculdade, Vinicius, que já tinha alguma experiência em desenvolvimento de sistemas jurídicos para viabilizar o cálculo dos direitos dos seus clientes. Quando Vinicius entendeu que essas cobranças eram recorrentes, os dois visualizaram a oportunidade de criar uma startup e escalar o serviço, fundando a Rekeep.
Estágio atual:
A sede da startup fica em Curitiba, onde os funcionários trabalham de forma híbrida. Este ano, a Rekeep atingiu a marca de mais de 500 clientes analisados e mais de 35 milhões de reais em créditos recuperados. “Nesse momento estamos focando nossos esforços comerciais em grandes grupos do setor alimentício e redes varejistas, que são setores estratégicos para nossa operação”, diz Vinicius.
Aceleração:
“Não participamos de nenhum processo de aceleração. Até agora, sempre fomos bootstrap. No final de 2022, entramos no ecossistema da Vellore Ventures, principalmente para obter ajuda em governança corporativa e abertura de canais comerciais”, afirma o CEO.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 100 mil reais na Rekeep.
Necessidade de investimento:
“Estamos planejando abrir uma rodada Seed no final desse ano, de aproximadamente 1,5 milhão de reais, que se destinará principalmente a aumentar nossa capacidade operacional, executar nosso planejamento de marketing e aprimorar nossa tecnologia.”
Mercado e concorrentes:
“Hoje as empresas estão se digitalizando, se aproximando de soluções digitais e sendo mais receptivas a novas ferramentas. O setor de máquinas de cartões cresceu 30% em 2022, atingindo o recorde de 3,31 trilhões de reais em valor transacionado, de acordo com balanço estatístico da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). É um mercado crescente e que possui pouca transparência com o consumidor, o que abre diversas oportunidades para a Rekeep”, diz Vinicius. “Nós não temos uma concorrência direta por dois pontos: primeiro, porque ninguém revisa os últimos dez anos de vendas; e segundo, porque ninguém faz a antecipação dos valores dos créditos. Mas é possível considerar concorrentes indiretos as empresas de conciliação de cartão, como Confere, Loopa, Raio X e Concil.”
Maiores desafios:
“O principal desafio hoje é administrar nossa base de representantes comerciais, que estão distribuídos pelo país, vendendo diretamente para os varejistas, e organizar nosso atendimento para dar a melhor experiência aos nossos clientes diante da escala comercial que estamos construindo”, conta Vinicius.
Faturamento:
“De 2021 para 2022, dobramos nosso faturamento. Diante das novas parcerias e clientes estabelecidos, planejamos terminar 2023 triplicando o faturamento do último ano.”
Previsão de break-even:
Já foi atingido em fevereiro de 2023.
Visão de futuro:
“Nossa visão é transformar a Rekeep em um grupo de tecnologia em pagamentos empresariais. Já estamos investindo em novos produtos que serão lançados no final do ano. Nosso objetivo é ser referência no mercado como uma empresa inovadora e tecnológica focada em tornar os pagamentos do setor varejista mais simples, justos e baratos”, diz o CEO.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.