A Smartleader quer modernizar a gestão de pessoas com apps na nuvem

Luisa Migueres - 7 mar 2016 Luisa Migueres - 7 mar 2016
COMPARTILHE

Nome:
Smartleader.

O que ela faz:
A empresa cria aplicativos na nuvem que ajudam departamentos de RH na gestão de pessoas.

Que problema resolve:
O objetivo da startup é ajudar líderes e RHs a serem mais estratégicos e menos operacionais, evitando problemas de falta de organização, falta de feedback ou de alinhamento de objetivos.

O que a torna especial:
Ela une os conceitos da Psicologia e da Gestão Estratégica de Pessoas para desenvolver seus aplicativos. O RH utiliza as informações que o líder da empresa insere na ferramenta para tomar decisões relacionadas à gestão, como PLR, bônus, promoções, treinamentos individuais e corporativos.

Modelo de negócio:
O lucro vem das mensalidades das licenças cobradas por usuário e do valor de setup de instalação. Os valores dependem do número de pessoas e da quantidade de horas de consultoria, variando de 450 reais e 5 mil reais. O modelo de cobrança é baseado em licenças mensais por usuário.

Fundação:
Outubro de 2013.

Sócios:
Thiago Gomes – CEO
Allan Mineiro – CTO
Aline Bombonato – CFO

Perfil dos fundadores:

Thiago Gomes – 39 anos, Santos (SP) – formado em um curso técnico de Publicidade e Psicologia. Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas. Criou, em 2001, um grupo de estudos de Psicologia Organizacional com colegas da faculdade, que transformou na Insight Gestão de Pessoas, consultoria focada em gestão e treinamentos comportamentais. É facilitador em treinamentos comportamentais, workshops e consultoria, além de professor da pós-graduação da Unicid em Gestão de Pessoas.

Allan Mineiro – 24 anos, São Paulo (SP) – formado em Engenharia da Computação pela FIAP e tem MBA em Gestão Empresarial e Estratégia pela Business School São Paulo. Trabalha no mercado de TI há mais de 9 anos, atuou como engenheiro de software e gerente de projetos em diversas empresas. Na universidade, se destacou por vencer concursos como CyberCub, RoboCup e SpaceCup, que envolvem criatividade, estratégia e conhecimentos em robótica e programação.

Como surgiu:
Após perceber, durante diversos treinamentos, que os líderes passavam por problemas de estratégia, semelhantes, Thiago desenhou uma ferramenta com um fluxo das tarefas e contratou Allan como programador. Com mais funcionalidades e segurança, a Smartleader se consolidou em 2014, quando Allan também se tornou sócio.

Estágio atual:
A empresa opera de um escritório em São Paulo. Existem, atualmente, 906 usuários ativos.

Aceleração:
Buscam.

Investimento recebido:
Não tiveram investimento externo.

Necessidade de investimento:
Os sócios pensam em buscar, mas ainda não sabem a quantia exata.

Mercado e concorrentes:
“Encontrar gestores e RH operacionais é algo extremamente comum, por isso o Smartleader pode ajudar a simplificar as atividades dos gestores e desses departamentos”, diz Thiago. Entre os concorrentes estão a Success Factors (SAP), Strategy, Rypple (SalesForce), SoftwareAvaliação e, indiretamente, o Runrun.it.

Maiores desafios:
Os sócios querem alcançar 100 empresas beneficiadas até dezembro de 2016 e realizar 1 milhão em vendas até dezembro de 2017.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Não informada.

Visão de futuro:
“O desafio é sensibilizar as empresas de que o aplicativo vai contribuir como um gerador de resultados e não deve ser visto como um custo, já que as empresas estão cortando custos no momento atual e, ao mesmo tempo, precisam ter mais controle dos resultados”, diz o CEO.

Onde encontrar:
Site
Contato

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: