SPONSORS:

Agência Nacional de Águas reconhece trabalho da FCA no combate ao desperdício e poluição

- 28 de dezembro de 2017
Complexo de Tratamento de Efluentes do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG): 99,17% de reuso de água.

Com suas ações combinadas pelo uso eficiente da água nas unidades produtivas, a FCA venceu a edição 2017 do importante Prêmio ANA, na categoria “Empresas de Médio e Grande Porte”. Realizada pela Agência Nacional de Águas, do Ministério do Meio Ambiente, a premiação é considerada a maior do tema no Brasil e reconhece as melhores iniciativas que contribuem para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos no país e combatem o desperdício e a poluição.

O gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para a América Latina, Cristiano Felix, avalia que a conquista do prêmio é resultado da combinação de ações para o uso eficiente dos recursos hídricos nas unidades produtivas de veículos e motores, localizadas em Betim (MG), Goiana (PE) e Campo Largo (PR). Juntas, as fábricas têm a impressionante marca de 99,17% de reúso de toda a água em circulação. Essa marca continua a aumentar, como resultado de investimentos em tecnologias de ponta para o aumento da eficiência do tratamento de efluentes e reúso, que se integram aos projetos de captação de água de chuva e de educação ambiental, sempre com engajamento dos funcionários. A preservação da biodiversidade é mais um diferencial, com destaque para a recuperação de uma área verde de 105 hectares na fábrica de motores de Campo Largo, que abriga cinco nascentes e dois córregos.

“Este é um dos prêmios mais importantes da América Latina. Ele reconhece as melhores práticas ligadas à preservação dos recursos hídricos”, diz Felix. “A água é um bem cada vez mais escasso e que precisa de todo o engajamento da sociedade. Receber esse prêmio é o reconhecimento de que nós estamos no caminho certo e de que nossas ações podem inspirar cada vez mais as pessoas a pensarem no meio-ambiente. Isso nos faz buscar novos desafios e nos aperfeiçoarmos cada vez mais.”

PremioANA2017_2

Vencedores do Prêmio ANA 2017 durante evento no teatro da Caixa Cultural de Brasília. Cristiano Felix (FCA Latam) é o segundo, da esquerda para a dir.

“A gestão de Recursos Hídricos da FCA no Brasil se destaca pela excelência de sua contribuição para o uso sustentável da água”, reconhece a especialista em recursos hídricos Cristianny Villela Teixeira, coordenadora da Gerência Geral de Articulação e Comunicação da ANA, que vistoriou pessoalmente as instalações da FCA:

“A empresa aproveita todas as oportunidades de reúso desse bem precioso no processo produtivo e na descarga nos banheiros das fábricas e isso é possível por causa do refinamento do tratamento da água em suas unidades produtivas. A empresa também faz o uso da água de chuva. A FCA no Brasil cuida de suas nascentes e faz trabalhos de educação socioambiental e de biodiversidade. Por essas razões, o projeto apresentado foi merecedor do Prêmio ANA 2017. As práticas de uso racional da água efetuadas pela FCA estão sendo divulgadas e deverão servir de incentivo à manutenção e ao aprimoramento dessas ações para si própria e para outras empresas”, afirmou.

A edição 2017 do Prêmio ANA teve um número recorde de projetos inscritos. Foram 637, em nove categorias: Empresas de Micro e de Pequeno Porte, Empresas de Médio e Grande Porte, Organizações Civis, Ensino, Governo, Imprensa, Pesquisa e Inovação Tecnológica. Os critérios avaliados foram efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira. Todos os projetos semifinalistas passaram por vistorias feitas por especialistas da ANA. O prêmio dá destaque a trabalhos que possibilitem garantir água em qualidade e quantidade suficientes para a população.

Como vencedora, a FCA foi convidada a apresentar suas ações no 8º Fórum Mundial de Água, programado para entre 18 e 23 de março de 2018, em Brasília. Esta será a primeira edição no Hemisfério Sul deste que é o maior evento sobre água do mundo. O público esperado é de 30 mil representantes de mais de 100 países.

 

Esta matéria pode ser encontrada no Mundo FCA, um portal para quem se interessa por tecnologia, mobilidade, sustentabilidade, lifestyle e o universo da indústria automotiva.

banner fca

Veja também:

Conheça a Escola Brasileira de Ecogastronomia: uma aula sobre comer (e cozinhar) com mais consciência

- 3 de dezembro de 2018
2407 6 0

Vender descartáveis para festas e ser sustentável. Isso funciona? A Parangolé quer provar que sim

- 28 de novembro de 2018
4773 3 0