SPONSORS:

Ainda dá tempo de se inscrever nas oficinas do PlastCoLab – confira a programação!

- 12 de dezembro de 2017
Jan Van Bodegraven (de costas, diante do computador), do Garagem Fab Lab, comanda a oficina “Impressão 3D na Prática”

Como funciona uma impressora 3D? Quais os tipos de filamentos mais usados, e as diferenças entre eles? Onde encontrar modelos digitais de virtualmente qualquer objeto que você queira imprimir? Essas e outras dúvidas mais técnicas, levantadas por uma plateia atenta e curiosa, foram respondidas por Jan Van Bodegraven, do Garagem Fab Lab, na oficina “Impressão 3D na Prática”, na última quinta, 7, no PlastCoLab. Instalado desde o início de dezembro na Avenida Paulista, o espaço maker pop-up está aberto ao público só até o próximo domingo, dia 17.

O projeto insere-se no âmbito do Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), um esforço conjunto capitaneado desde 2013 pela Braskem e pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), com frentes de trabalho voltadas para reciclagem, educação e comunicaçãocom destaque para o Movimento Plástico Transforma, que engloba o PlastCoLab.

A ideia da iniciativa é difundir o potencial do plástico enquanto matéria-prima versátil nas mãos dos makers. “Nos nossos estudos feitos a partir do workshop de ideação que realizamos neste ano, identificamos que, no movimento maker, o plástico é nobre”, diz Renata Verne, coordenadora de marketing da Braskem. “Esse foi o principal fator que nos inspirou a trazer esse território baseado nessa cultura para fortalecer o plástico como o material ideal para que as pessoas possam expressar sua criatividade e se apropriar de ferramentas de ponta, disponíveis em ambientes colaborativos como os makerspaces, para dar vida às suas criações, incentivando inclusive o empreendedorismo.”

As oficinas duram três horas, sempre das 14h às 17h, engajando turmas de 10 a 20 alunos, dependendo do tema. Para participar, é preciso fazer uma pré-inscrição pelo site. Nos primeiros dias do PlastCoLab, o público teve oportunidade de botar a mão na massa em aulas divertidas sobre temas como robótica para crianças, construção de fliperamas e montagem  e pilotagem de drones, por exemplo.

Restam quatro workshops com inscrições abertas. Nesta quarta, 13, o arquiteto Rainer Grassmann comanda a Oficina de Hortas Automatizadas, mostrando como usar hardware livre e embalagens descartadas para criar um sistema de irrigação eficiente. Na quinta, 14, Roberto Stelzer, do Garagem Fab Lab, está à frente da Oficina de Vacuum Forming, técnica que transforma chapas plásticas em objetos tridimensionais. Sexta, 15, rola a Oficina de Brinquedos em Impressoras 3D, com Gui Kominami, do Mirante Lab. E, no sábado, 16, Carolina Cardoso (do Garagem Fab Lab) fecha a programação do PlastCoLab com um workshop planejado para ensinar como desenvolver acessórios com corte a laser.

O PlastCoLab está situado na Av. Paulista, 1230, em frente ao Shopping Cidade São Paulo. Curtiu a programação? Então agilize-se, visite o site e inscreva-se nas oficinas!

Veja também: