Nome:
Book4you.
O que faz:
A plataforma funciona como um “Tinder de livros”, onde o usuário pode escolher e descobrir novos títulos, criando uma lista de leitura.
Que problema resolve:
“Há muitas listas de recomendações com parcialidade e, nas livraria, as principais prateleiras de livros são espaços pagos por editoras”, diz o CEO. O objetivo da startup é que o leitor escolha os títulos pela sinopse.
O que a torna especial:
Para os sócios, a sinopse é a chave, pois guia o leitor pelos seus interesses. Por isso, é possível personalizar o Book4you de acordo com seus gostos.
Modelo de negócio:
Quando o usuário conhece e decide comprar o livro, o e-commerce onde ele fará a compra repassa para nossa plataforma parte das vendas.
Fundação:
Janeiro de 2015.
Sócios:
Cassio Bartolomei – CEO
Thiago Porto – CTO
Maria Fernanda Rodrigues – Diretora de Conteúdo
Perfil dos fundadores:
Cassio Bartolomei – 27 anos, Atibaia (SP) – formado em Administração na UNIP Campinas. Tem cinco anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou como analista na PrimeiraVisão Publicidade e Propaganda Ltda, gerente de relacionamento no Citibank e foi consultor de vendas na Kopenhagen.
Maria Fernanda Rodrigues – 37 anos, Ourinhos (SP) – formada em Comunicação Social na Universidade Católica de Santos. Foi editora da revista Estadão, tem 15 anos de experiência no mercado literário.
Thiago Porto – 37 anos, São Paulo (SP) – formado em Ciência da Computação pela UNIP São Paulo. É empreendedor serial, já fez projetos para a Nestlé, Vivo, Johnson & Johnson. Também tem experiência no mercado literário e programação.
Como ela surgiu:
Os fundadores criaram um canal grande nas redes sociais chamado Beco dos Livros, em desde 2013. No Facebook, a fanpage tinha 400 mil likes e 80 mil membros. Com todo este público direcionado na mão, eles perceberam que poderiam desenvolver algo criativo. Após um ano desenvolvendo ideias, pensando em aplicativos e soluções inovadoras para o público leitor, tiveram a ideia de criar um app para o usuário escolher livros sem ver a capa e autor. Após uma pesquisa com mais de 4 mil pessoas, começaram a desenhar o Book4you, em conjunto com a Aceleradora MidStage Ventures.
Estágio atual:
O escritório principal fica em São Paulo, mas a equipe tem parceria e colaboradores no Rio de Janeiro, Vitória, Marau e até mesmo em Los Angeles, via aceleradora. A plataforma tem 13 mil usuários cadastrados.
Aceleração:
São acelerados pela MidStage Ventures.
Investimento recebido:
Do desenvolvimento da ideia até criação do MVP, todos os gastos foram de capital próprio e bootstrapping.
Necessidade de investimento:
Estão com um round de seed capital aberto para captar 150 mil reais.
Mercado e concorrentes:
“O mercado de literatura no Brasil é muito forte e tem um potencial de crescimento ainda mais significativo. Quem lê por aqui, lê muito”, diz Cassio. Entre os concorrentes nacionais estão a Skoob e Orelha de Livro, além dos internacionais Goodreads e Readgeek.
Maiores desafios:
Manter o crescimento de usuários até o lançamento da próxima versão, aumentar a taxa de conversão do usuário em vendas e fechar parcerias com marcas para venda de listas patrocinadas. Em dois anos, os sócios querem iniciar a operação em mais três países com mercado de literatura em alta, como Estados Unidos, Inglaterra e mais um a ser definido.
Faturamento:
Não informado.
Previsão de break-even:
Dezembro de 2016.
Visão de futuro:
Tornar-se um aplicativo de celular indispensável para o leitor, em qualquer lugar do mundo. No final de abril, vão lançar a versão beta para Android. Com ele, o leitor poderá fazer listas de livros que quer comprar e ler, além de descobrir e ampliar a oportunidade de escolher um livro que jamais escolheria por outros meios. “Nossa missão é fazer de uma forma criativa e interessante que as pessoas se interessem por livros, que aumentem ou dispertem o interesse na literatura”, diz o CEO.
Onde encontrar:
Site
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A plataforma de autopublicação de livros digitais oferece recursos que buscam facilitar a jornada dos autores, como ferramentas de edição, diagramação, correção ortográfica, cumprimento de metas de escrita, entre outras funcionalidades.
Na plataforma, os escritores conseguem publicar textos avulsos ou livros de sua autoria, sem custos, e definir o valor de sua obra, que pode ser vendida por unidade, capítulo ou até plano de assinatura.