SPONSORS:

Book4you, uma plataforma para descobrir novos livros por interesse

- 6 de abril de 2016

Nome:
Book4you.

O que faz:
A plataforma funciona como um “Tinder de livros”, onde o usuário pode escolher e descobrir novos títulos, criando uma lista de leitura.

Que problema resolve:
“Há muitas listas de recomendações com parcialidade e, nas livraria, as principais prateleiras de livros são espaços pagos por editoras”, diz o CEO. O objetivo da startup é que o leitor escolha os títulos pela sinopse.

O que a torna especial:
Para os sócios, a sinopse é a chave, pois guia o leitor pelos seus interesses. Por isso, é possível personalizar o Book4you de acordo com seus gostos.

Modelo de negócio:
Quando o usuário conhece e decide comprar o livro, o e-commerce onde ele fará a compra repassa para nossa plataforma parte das vendas.

Fundação:
Janeiro de 2015.

Sócios:
Cassio Bartolomei – CEO
Thiago Porto – CTO
Maria Fernanda Rodrigues – Diretora de Conteúdo

Perfil dos fundadores:

Cassio Bartolomei – 27 anos, Atibaia (SP) – formado em Administração na UNIP Campinas. Tem cinco anos de experiência em Marketing Digital. Trabalhou como analista na PrimeiraVisão Publicidade e Propaganda Ltda, gerente de relacionamento no Citibank e foi consultor de vendas na Kopenhagen.

Maria Fernanda Rodrigues – 37 anos, Ourinhos (SP) – formada em Comunicação Social na Universidade Católica de Santos. Foi editora da revista Estadão, tem 15 anos de experiência no mercado literário.

Thiago Porto – 37 anos, São Paulo (SP) – formado em Ciência da Computação pela UNIP São Paulo. É empreendedor serial, já fez projetos para a Nestlé, Vivo, Johnson & Johnson. Também tem experiência no mercado literário e programação.

Como ela surgiu:
Os fundadores criaram um canal grande nas redes sociais chamado Beco dos Livros, em desde 2013. No Facebook, a fanpage tinha 400 mil likes e 80 mil membros. Com todo este público direcionado na mão, eles perceberam que poderiam desenvolver algo criativo. Após um ano desenvolvendo ideias, pensando em aplicativos e soluções inovadoras para o público leitor, tiveram a ideia de criar um app para o usuário escolher livros sem ver a capa e autor. Após uma pesquisa com mais de 4 mil pessoas, começaram a desenhar o Book4you, em conjunto com a Aceleradora MidStage Ventures.

Estágio atual:
O escritório principal fica em São Paulo, mas a equipe tem parceria e colaboradores no Rio de Janeiro, Vitória, Marau e até mesmo em Los Angeles, via aceleradora. A plataforma tem 13 mil usuários cadastrados.

Aceleração:
São acelerados pela MidStage Ventures.

Investimento recebido:
Do desenvolvimento da ideia até criação do MVP, todos os gastos foram de capital próprio e bootstrapping.

Necessidade de investimento:
Estão com um round de seed capital aberto para captar 150 mil reais.

Mercado e concorrentes:
“O mercado de literatura no Brasil é muito forte e tem um potencial de crescimento ainda mais significativo. Quem lê por aqui, lê muito”, diz Cassio. Entre os concorrentes nacionais estão a Skoob e Orelha de Livro, além dos internacionais Goodreads e Readgeek.

Maiores desafios:
Manter o crescimento de usuários até o lançamento da próxima versão, aumentar a taxa de conversão do usuário em vendas e fechar parcerias com marcas para venda de listas patrocinadas. Em dois anos, os sócios querem iniciar a operação em mais três países com mercado de literatura em alta, como Estados Unidos, Inglaterra e mais um a ser definido.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Dezembro de 2016.

Visão de futuro:
Tornar-se um aplicativo de celular indispensável para o leitor, em qualquer lugar do mundo. No final de abril, vão lançar a versão beta para Android. Com ele, o leitor poderá fazer listas de livros que quer comprar e ler, além de descobrir e ampliar a oportunidade de escolher um livro que jamais escolheria por outros meios. “Nossa missão é fazer de uma forma criativa e interessante que as pessoas se interessem por livros, que aumentem ou dispertem o interesse na literatura”, diz o CEO.

Onde encontrar:
Site

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

Veja também:

“O que acontece com o Brasil? Falta pai?”

- 25 de janeiro de 2019

Com um conceito próprio, a Editora Voo mostra como vender livros e mudar o mundo ao mesmo tempo

- 21 de janeiro de 2019

Transformar as crianças em personagens das suas narrativas favoritas é o negócio da Dentro da História

- 3 de janeiro de 2019
André Campelo, Diego Aguiar e Felipe Paniago querem que as crianças tenham experiências imersivas com a literatura.

A Omunga cria bibliotecas na África e no sertão do Brasil com doações e vendas de camisetas e material temático

- 26 de novembro de 2018
6035 6 0