Braskem Labs Scale: últimos dias para se inscrever e acelerar sua empresa! | Conteúdo Braskem Labs | Projeto Draft


SPONSORS:

Braskem Labs Scale: últimos dias para se inscrever e acelerar sua empresa!

- 29 de março de 2018
Bia Cricci, da BR Goods, no Demo Day de 2017: pitch para players estratégicos do mercado

Atenção, atenção, empreendedores de todo o Brasil! Se a sua empresa desenvolveu uma solução inovadora, disponível e validada pelo mercado, para impactar positivamente o planeta e a vida das pessoas, você tem só mais alguns dias para candidatar-se a uma oportunidade imperdível: a chance de conquistar uma vaga no Braskem Labs Scale 2018 e acelerar exponencialmente o seu negócio! As inscrições para a fase de seleção encerram-se no próximo sábado, 31 de março!

O propósito do Braskem Labs Scale é impulsionar soluções ousadas e potencialmente disruptivas que utilizem plástico ou química para resolver problemas em temas fundamentais, como água, energia, saúde e transporte, oferecendo conhecimento e estímulo àqueles empreendedores que precisam apenas de um “empurrãozinho” para alavancar seu negócio, escalar e expandir de vez a amplitude do seu impacto.

Neste ano, a novidade é uma categoria especial com foco no combate inteligente a perdas e desperdícios de alimentos. A Braskem quer acelerar empresas com soluções inovadoras que tragam impactos positivos em qualquer etapa da cadeia, da produção ao pós-consumo (os candidatos nessa categoria estão isentos da obrigatoriedade do uso da química ou do plástico na composição).

Durante quatro meses, os participantes selecionados beneficiam-se de capacitações personalizadas e do acesso ao time de mentores da Braskem e da ACE (parceira do programa) e à sua ampla rede de networking, gerando conexões capazes de abrir portas imensas a novos negócios. O processo encerra-se com um Demo Day em setembro, quando os empreendedores terão a chance de apresentar seu pitch a players estratégicos do mercado.

Em três anos, o Braskem Labs acelerou 41 empresas, que puderam adquirir know-how em diversos campos (da cadeia do plástico a relações institucionais, de finanças a automação industrial) e exercitar aquele protagonismo empreendedor crucial para fazer deslanchar qualquer negócio.

A lista de empresas e soluções aceleradas em anos anteriores inclui a LIVRE, de São José dos Campos (SP), fabricante de um dispositivo portátil que transforma cadeiras de rodas em triciclos motorizados, elevando a autonomia e autoestima dos cadeirantes; a Nanovetores, de Florianópolis, que usa nanotecnologia para produzir ativos cosméticos encapsulados e filamentos têxteis funcionais (para tecidos com ação repelente contra insetos, por exemplo); e o Giulia, um bracelete criado pela Map Technology, de Manaus, que capta sinais elétricos dos músculos do antebraço e da mão para, com uso de inteligência artificial, facilitar a comunicação dos surdos.

Fazer negócios com a Braskem não é o foco, mas eventualmente acontece. Foi o caso da Piipee, de Bento Gonçalves (RS): acelerada em 2016, a empresa criadora de um aditivo químico biodegradável que elimina a urina, economizando água acertou um contrato de fornecimento na véspera do seu Demo Day. Como comentou Luiz Gustavo Ortega, coordenador do Braskem Labs: “Quando o produto é bom, as oportunidades acontecem”.

Na edição 2017, o Braskem Labs Scale mobilizou 42 executivos como mentores e registrou 27 relações de negócio relevantes estabelecidas por conta do programa; 60% das dez empresas aceleradas no ano passado receberam investimento (ou estão encaminhadas para receber) em 2018.

Para contextualizar esses números, vale conhecer os depoimentos de alguns dos participantes do Braskem Labs Scale em 2017:

“O programa superou a mais otimista das expectativas! Me impressionei com a sua atualidade, profundidade e abrangência… Passamos por assuntos financeiros, corporativos e tecnológicos. Crescemos muito. Pautamos muitas ações, algumas já em curso e muitas a serem implantadas a partir deste ano.” (Rodrigo Perez, BR3)

“Tivemos mentorias com gente com muito conhecimento sobre mercado, conversas sobre como estruturar nossa empresa de maneira mais sólida e consistente em todos os pilares: RH, compras, planilhas de vendas, estoque, representantes… Também realizamos testes com o polietileno verde I’m green (™) da Braskem.” (João Machry, Vasos Raiz)

“O auxílio que a Braskem nos deu foi de extrema importância. Enquanto startup, ainda temos diversas dores, e o Braskem Labs nos ajudou a entender muitos dos processos de cada setor dentro da empresa, colocando à nossa disposição gente do alto escalão, com alto grau de conhecimento para cada tipo de problema. A Biomassa já participou de diversos eventos de aceleração, e o Braskem Labs destacou-se de longe como o melhor.” (Ricardo Straffaci, Biomassa do Brasil)

“Empresas menores sempre precisam de conhecimento. E quando você vê uma baita empresa grande ‘pegando na tua mão’ e te ensinando… É outra coisa. Você sabe que eles estão te passando os últimos conhecimentos da área, para te ajudar e te ver crescer.” (Bia Cricci, BRGoods)

“O Braskem Labs é seguramente uma das melhores plataformas de aceleração do Brasil. Um programa com um conjunto de mentorias de primeira linha e muitas possibilidades para serem desenvolvidas e você sair dali com oportunidades de negócio.” (Thiago Dantas, Recicletool)

***

As inscrições do Braskem Labs Scale vão apenas até o próximo dia 31 de março, às 23h59! Visite o site, confira o regulamento e inscreva-se!

Veja também: