Nome:
Efund Investimentos.
O que faz:
É uma plataforma de equity crowdfunding que conecta empreendedores com projetos escaláveis que buscam captar recursos (pré-seed e seed) a investidores que procuram diversificar seus portfólios.
Que problema resolve:
Para o empreendedor, oferece velocidade e baixo custo na captação de recursos. Para o investidor, segurança no processo de seleção de startups com chances de alta rentabilidade.
O que a torna especial:
Segundo os sócios, o diferencial é o processo de seleção das startups, que leva em conta mais do números financeiros. Entram na avaliação critérios como motivação dos fundadores, fortalezas e fraquezas da empresa, a comunicação, a análise do mercado em relação à solução proposta etc. Além disso, de acordo com eles, outro diferencial é o networking feito entre todos os empreendedores e investidores.
Modelo de negócio:
A Efund cobra uma taxa flexível de sucesso sobre o valor da captação.
Fundação:
Abril de 2020.
Sócios:
Alcides Jarreta Carvalho — Cofundador
Igor Chrispim Romeiro — Fundador
Fundadores:
Alcides Jarreta Carvalho — 39 anos, São José do Rio Pardo (SP) — é formado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela PUC Minas, com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Itajubá. Sua última experiência corporativa foi na Mars Wrigley, onde gerenciou a parte elétrica da construção da nova fábrica no interior de São Paulo.
Igor Chrispim Romeiro — 41 anos, Patrocínio (MG) — é formado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela Universidade de Taubaté, com MBA em Gestão Empresarial pela Brazilian Business School. Trabalhou em empresas como HBO Latin America e Servix Informática. Migrou para o mercado financeiro onde atua como trader desde 2007. Fundou a Dupier, uma empresa de cafés especiais.
Como surgiu:
A Efund foi idealizada depois que Igor enfrentou dificuldades para buscar um investidor com a experiência e tese de varejo na hora de fundar a Dupier Cafés. “Conversando com outros empreendedores, vi que a dificuldade era comum e que talvez pudesse criar uma solução que facilitasse esse processo. Em conversa com o amigo Alcides, os dois perceberam que também existia a dor do investidor em encontrar boas startups que se adequassem a sua tese de investimento. Diante desses pontos, resolveram desenvolver a Efund.
Estágio atual:
A Efund conseguiu fechar 100% das cotas em uma rodada de captação para a startup Otimiza e tem outras cinco rodadas para outras empresas previstas nos próximos meses.
Aceleração:
Não busca.
Investimento recebido:
Os sócios investiram 100 mil reais na empresa.
Necessidade de investimento:
Não busca.
Mercado e concorrentes:
“Estamos bem otimistas quanto ao mercado, pois a migração tanto do perfil de investidores quanto dos investimentos tradicionais para startups está crescendo exponencialmente ao longo dos anos mostrando que há ótimas oportunidades com grande potencial de retorno. Soma-se ao fato o trabalho de regulamentação da CVM neste mercado de investimento em startups, o que dá mais segurança para o setor, além da abertura do mercado secundário no futuro”, diz Alcides. Ele cita como concorrentes as plataformas Eqssed, Captable, Kria e SMU.
Maiores desafios:
“O principal desafio é educar o investidor para esse novo modelo de investimento.”
Faturamento:
Previsão de 300 mil reais para 2021.
Previsão de break-even:
Em um ano.
Visão de futuro:
“Queremos que a Efund se torne uma plataforma referência na captação para startups e investimento para investidores.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A plataforma permite a iniciativas de impacto positivo emitirem tokens, que poderão ser comprados por investidores. Eles, por sua vez, receberão um retorno financeiro com base no sucesso do projeto apoiado.