SPONSORS:

Campus Party 2016 – o melhor da feira

- 1 de fevereiro de 2016
Neil Harbison e Moon Ribas surpreenderam os campuseiros com um papo sobre ciborgues e a era das novas sensações (Foto: Divulgação)

A maratona da maior feira de tecnologia do Brasil acabou. Foram mais de 700 horas de atividade no Pavilhão de Exposições do Anhembi, por onde passaram 8 mil campuseiros – e dois deles até saíram casados de lá. Como manda a tradição, os últimos dias da Campus Party premiaram os melhores casemods (os computadores tunados e decorados que preenchem as mesas do evento), e reuniram as palestras mais futuristas do evento.

1_Teve até casamento!
Um casal de jovens nerds trocou alianças na terceira noite de evento, com direito à marcha imperial de Darth Vader. Só que, para a infelicidade de quem pensou em copiar a ideia, Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party e um dos padrinhos da cerimônia, prometeu que ela foi a única da história feira.

24581223292_bdc6e137f9_h

Ele vive! A primeira noiva da Campus Pary chegou acompanhada de Darth Vader (Foto: Divulgação)

2_Se isso não for o futuro, não sei o que é
Uma dupla catalã foi sensação no último dia e fez jus à temática escolhida para a nona edição da Campus Party, “Feel the Future”. Neil Harbisson e Moon Ribas, ambos artistas, comandaram um papo sobre ciborgues. Ao ver Neil subindo ao palco, tímido e sorridente, pouca gente imaginou que a antena que fica sobre sua cabeça foi implantada cirurgicamente. A conversa dos dois sobre como a tecnoologia pode apurar nossos sentidos foi pura piração – no melhor sentido possível.

3_Desenhos, desenhos, desenhos!
Este ano a Campus Party dedicou atenção especial aos fãs de animações. Além do painel com Agustin Ferrando, que contou como foi de Youtuber a um dos criadores de contéudo do Cartoon Network, o brasileiro Juliano Enrico falou sobre o processo criativo do desenho Irmão do Jorel. Ele, que foi um dos destaques da última geração “velha” MTV, encontrou por lá o antigo companheiro do Último Programa do Mundo, Daniel Furlan. O humorista, ao lado de Paulinho Serra, também trocou uma ideia com os campuseiros no painel de Entretenimento.

Juliano Enrico, criador do "Irmão do Jorel", foi um dos representantes da animação (Foto: Divulgação)

Juliano Enrico, criador do “Irmão do Jorel”, foi um dos representantes da animação (Foto: Divulgação)

4_Empreendedorismo é a bola da vez
Uma das maiores marcas deste ano na CP foi o número enorme de palestras e workshops sobre empreendedorismo. Segundo a assessoria oficial, mais de 600 startups se inscreveram para o programa Startup&Makers Camp. Elas receberam mentorias, coaching e tiveram a oportunidade de conversar com 96 investidores e diretores de grandes empresas. Aliás, durante o Investor’s Day, três startups captaram juntas quase meio milhão de reais em menos de duas horas. Uma outra iniciativa, dessa vez promovida pelo Sebrae ainda destacou as oito startups mais preparadas para o mercado entre as participantes da feira: Netshow.me, Nearbee, PDVen, Even3, Menu for Tourist, Lotebox, Preditiva  e Trakto.

5_Let’s dance!
Tenho certeza de que muitos campuseiros ficaram os pés coçando depois de assistir à palestra de Michel Smit. Ele e seus colegas de criação da empresa Energy Floors desenvolveram e patentearam uma plataforma que pode transformar passos de dança em energia elétrica. A proposta sustentável deixou a plateia de boca aberta.

O encerramento da feira ainda contou com um show da banda Detonator (Foto: Divulgação)

O encerramento da feira ainda contou com um show da banda Detonator (Foto: Divulgação)

6_Nível avançado
O nome de painel mais bonito da Campus Party, com certeza, vai para Thaisa Bergmann: Buracos Negros Supermassivos. Ou seja, buracos negros que podem ter bilhões de vezes a massa do Sol. A astrofísica brasileira, que recebeu em 2015 o Prêmio L’Oreal/UNESCO para Mulheres na Ciência, apresentou um estudo sobre a natureza desses objetos e fez muitos campuseiros se espremerem para ouvi-la. Com mais 20 anos de carreira, Thaisa disse que não está nem aí para o preconceito velado que sofreu algumas vezes na comunidade científica.

Se você perdeu a nossa cobertura dos primeiros dias da Campus Party, pode ficar por dentro agora:

O melhor do dia #1
O melhor do dia #2
O melhor do dia #3

Veja também:

Verbete Draft: o que é Transumanismo

- 28 de março de 2018
3934 1 0
O implante de microchips já é uma das possibilidades de Transumanismo testada, inclusive, em funcionários de uma empresa americana (Imagem: Youtube/Reprodução).

Como a DreamShaper se tornou uma startup que “ensina empreendedorismo” nas escolas

- 2 de janeiro de 2018
Pedro Queiró, Margarida Coutinho, Ricardo Pimenta , André Pintado e Miguel Queimado, da DreamShaper.