SPONSORS:

Cinco coisas sobre gestão financeira que todo empreendedor deveria saber (e que a maioria não sabe)

- 24 de agosto de 2015
Diana Morgado
Não importa o seu perfil de empreendedor: ninguém pode fugir da responsabilidade de cuidar da saúde financeira do próprio negócio. Isso está cada vez mais acessível — e é, cada vez mais, obrigatório.

 

por Diana Morgado

 

Gestão financeira é o processo de organização dos fluxos de dinheiro em seu negócio. Uma boa gestão financeira torna a empresa mais rentável e bem sucedida. Uma má gestão financeira pode quebrar a empresa. Uma boa gestão das finanças permite ao empreendedor enxergar melhor o modo como a empresa está se desenvolvendo. Com essa clareza, ele ou ela tomará melhores decisões. Decisões mais bem informadas, lógicas e consequentes. É assustador o número de decisões desinformadas, ilógica e irresponsáveis que a gente vê por aí, especialmente em pequenas e médias empresas.

A boa notícia é que a boa gestão das finanças da empresa pode ser algo bem menos complicado e caro do que se costuma imaginar. É necessário prestar atenção nos detalhes e ter disciplina. Separei aqui cinco pontos fundamentais que todo empreendedor deveria saber. Eles poderão ajudar bastante na organização e sucesso das finanças da sua empresa.

 

1) Tenha o controle desde o início

Muitos empresários têm em mente que planejamento e controle financeiro dão muito trabalho. Isso pode ser até verdade quando não se está acostumado com o processo, porém, depois que o processo é conhecido e vira rotina, toda preocupação e trabalho será reduzida. Além disso, é possível evitar a bagunça financeira que pode ser fatal para uma ideia de negócios que poderia dar super certo, mas ao em vez disso, tomou um rumo confuso e ficou cheio de dívidas por falta de planejamento.

Uma das ferramentas mais importantes para esse controle inicial é o plano de negócios. A grande maioria dos empresários começa a atuar sem fazer um plano de negócios. É sempre importante lembrar a necessidade de estudar todos os aspectos que envolvem o produto ou serviço antes de abrir uma empresa. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso. O método de plano de negócios para planejamento e organização financeira não é o único disponível, mas é o mais clássico. Nele, é possível ter o controle de todos os aspectos dos seus negócios para uma boa gestão financeira.

 

2) Aprenda e seja dedicado

Acompanhar a rotina da empresa também é importante para a gestão financeira. Deixar a empresa só nas mãos de terceiros é arriscado e, por isso, é importante o empresário verificar de perto o que acontece diariamente com seus negócios. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor.

Mesmo que a opção seja contratar uma empresa de contabilidade para a gestão financeira, é necessário entender o que está acontecendo com os números, o que muda, ou sobe e desce

Atualmente, é possível encontrar na internet diversos cursos de baixo, alto investimento ou até mesmo de graça. Eles ajudarão o empresário a entender mais sobre contabilidade, análise e planejamento financeiro e muitos outros assuntos que poderão auxiliar no sucesso da sua empresa.

 

3) Não se esqueça do fluxo de caixa!

Algumas vezes, os empresários tendem a se focar muito no marketing da empresa e se perdem quando o assunto é administração. A empresa deve ter um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro. É necessário ter o hábito de checar as contas, de preferência todos os dias, e saber planejar o pagamento e recebimento dos recursos.

Em finanças, isso significa o fluxo de dinheiro no caixa da empresa, ou seja, o montante de dinheiro recebido e gasto em um período fixo de tempo. Dentro do que já comentamos, esse é um dos pontos que entram no bom planejamento e controle de finanças. É possível e importante ter uma projeção de fluxo de caixa, onde é demonstrado todos os pagamentos e recebimentos esperados em determinado período.

Outra ideia bacana para simplicar a gestão das finanças é classificar cada movimentação financeira a partir de categorias e centros de custo ou lucro. Essa é uma forma de agrupar despesas e receitas de uma mesma família, departamento ou grupo e, assim, simplicar o entendimento do fluxo de caixa da empresa.

 

4) Verificar, verificar e verificar de novo

Fazer uma análise completa das finanças da empresa é fundamental para saber se ela está operando com lucro ou prejuízo. É importante lembrar que mesmo obtendo lucro, é necessário verificar se aquele número se enquadra na média de lucro alcançado no mercado por aquele tipo de produto ou serviço.

Nessa hora, a análise com a ajuda de gráficos pode ser bastante efetiva. Eles darão uma visão melhor para você sobre os números. E não tenha medo de testar todas as as possibilidades comparativas: despesas x categorias de produto, receitas x categorias de produto, despesas x centros de custo e receitas x centros de lucro da empresa.

 

5) Nunca pare de fazer a gestão financeira, e aja!

Com todas as informações necessárias que todo empreendedor deve saber, agora é hora de agir e seguir em frente repetindo ou começando o quanto antes a praticar o que foi citado. Uma boa organização, dedicação, conhecimento, planejamento, mente aberta para as necessidades do mercado e controle financeiro. Tudo isso irá ajudar na hora de fazer uma boa gestão financeira e ter sucesso nos negócios.

 

 

Diana Morgado, 25, é formada em relações internacionais, mora em Berlim e trabalha junto com o time de internacionalização do SmartBusinessPlan, a ferramenta de plano de negócios que auxilia o empresário a ter sucesso com a organização dos seus negócios e com o planejamento financeiro completo.

Veja também:

Como a Antecipa consegue flexibilizar taxas cobradas no mercado de recebíveis, e ainda lucrar com isso

- 6 de novembro de 2017
8363 2 0

Draft ano 2 – Depois de ser vendida, a ZeroPaper mudou de nome e seu fundador virou executivo…

- 30 de setembro de 2016
4331 0 0