SPONSORS:

Cloud Computing: entenda como a nuvem aumenta produtividade e dá mobilidade à pequena empresa

- 30 de junho de 2018
No atual cenário dos negócios, poder acessar arquivos de qualquer lugar é muito importante.

 

Startups são reconhecidas pela agilidade. Agilidade para criar novos serviços e produtos, pensar em processos diferenciados e, dessa forma, causar disrupção em mercados tradicionais e consolidados. Tanto é assim que grandes empresas, centenárias e multinacionais, se esforçam para aprender novos processos com as startups. Tudo para conseguir inovar mais rapidamente e perenizar o negócio em um mundo que muda constantemente.

Só que para uma empresa ser ágil é preciso ter as informações disponíveis, ao alcance das mãos, a qualquer hora e em qualquer lugar. “O tempo de resposta para um cliente ou parceiro pode fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio”, diz Shelly Zaclis Bronstein, gerente de marketing de produto sênior do Microsoft 365.

Assim como toda startup e pequena empresa que começa a se desenvolver e vê o número de funcionários e clientes aumentar, a Padaria Real de Sorocaba, no interior de São Paulo, também sentiu as dores do crescimento. Hoje com cem contas de e-mail cadastradas, a rede percebeu a necessidade de melhorar sua infraestrutura de TI para continuar mantendo uma comunicação eficiente entre toda a equipe. “O provedor caía muito, a gente não conseguia acessar os e-mails e perdia informação”, afirma Rosângela Proença, responsável pela área de TI da padaria.

Mesmo com medo de migrar para uma solução mais eficiente, por receio de perder as informações armazenadas no provedor antigo, a Padaria Real deu um passo importante no seu desenvolvimento. A empresa adotou o Exchange Online, serviço de e-mail incluído no Microsoft 365 Business, solução desenhada para as pequenas empresas que inclui também o Office 365, o Windows 10 Pro e o Enterprise Mobility + Security.

Ao mesmo tempo, a rede de padarias também passou a manter seus arquivos na nuvem, utilizando o OneDrive da Microsoft. “A migração foi bem tranquila e ganhamos muito em produtividade, pois hoje as informações estão sempre disponíveis e podemos acessá-las de qualquer lugar. Acabaram nossos problemas de instabilidade e de segurança”, diz Rosângela.

TECNOLOGIA SOB MEDIDA PARA STARTUPS

No atual cenário dos negócios, poder acessar arquivos de qualquer lugar é muito importante. Mobilidade é a palavra-chave, e manter os documentos na nuvem é a solução ideal para as startups e pequenas empresas que querem ganhar agilidade.

Outra ferramenta que ajuda nesse sentido é o Microsoft Teams, um hub baseado em chat que permite uma comunicação extremamente ágil entre as equipes. O time envolvido em um determinado projeto cria um grupo virtual de trabalho e ali, além de trocar mensagens, compartilha arquivos e, como tudo está salvo na nuvem, todas as alterações feitas pelo usuário ficam armazenadas em um só lugar, evitando assim trocas constantes de e-mail com novas versões dos arquivos. É uma forma de reunir virtualmente as equipes que trabalham à distância, prática bastante comum em negócios que estão começando, como as startups.

Atualmente, há ferramentas extremamente eficientes ao alcance dos pequenos negócios e startups. Foi-se o tempo em que era preciso um elevado investimento, possível só para as grandes empresas, para se ter tecnologia de ponta. Soluções desenhadas especificamente para o pequeno e médio empreendedor têm interface amigável e custo acessível. É um investimento que vale a pena. “Ao escolher as ferramentas que fazem mais sentido para o seu perfil de trabalho a empresa ganha agilidade e produtividade”, diz Shelly.

 

Veja também:

“Para inovar, tenho que ter os pés no chão, no hoje, e a cabeça no futuro”

- 12 de setembro de 2018

“Só os nativos digitais podem por fim à barbárie na internet e criar um novo pacto de convivência online”

- 31 de agosto de 2018