Nome:
Sana Green.
O que faz:
Pasta de dente em pastilhas.
Que problema resolve:
Oferece uma opção mais sustentável às pastas de dente convencionais, com pastilhas dentais que não agridem nem os dentes e nem o meio ambiente. O objetivo é mudar a cultura do consumo de produtos de higiene bucal no Brasil.
O que a torna especial:
Segundo o fundador, o que torna a empresa especial é não testar em animais, não usar água na composição do produto, ter uma embalagem reutilizável e sem plástico em nenhuma das etapas de produção, refil e um viés social, pois parte das vendas é destinada a comunidades ribeirinhas da Amazônia.
Modelo de negócio:
Vendas através de e-commerce próprio e em breve disponível nas farmácias.
Fundação:
Maio de 2022.
Sócio:
Luciano Mazitelli — CEO e desenvolvedor
Fundador:
Luciano Mazitelli — 45 anos, São Paulo (SP) — é dentista formado a 25 anos, com consultório próprio e voluntário de programas assistenciais na Amazônia como cirurgião dentista.
Como surgiu:
Luciano conta que a ideia surgiu da necessidade de fazer a diferença de forma mais ampla. “Queria me aprofundar em temas como sustentabilidade e assistencialismo, desenvolvendo algo que unisse o que hoje são os principais pilares da marca: o cuidado com a saúde bucal e com o meio ambiente”, afirma o empreendedor. “Tive a ideia após os trabalhos voluntários que realizei como cirurgião dentista em comunidades ribeirinhas na Amazônia. Passamos mais de um ano desenvolvendo a fórmula e fazendo testes do produto, até que comecei com uma produção caseira, dentro do consultório e validando com os meus pacientes.” A segunda etapa foi investir na produção na indústria, depois nas vendas pelo e-commerce próprio da marca e na divulgação pelos canais digitais, lançando a Sana Green.
Estágio atual:
As vendas começaram há pouco tempo pelo e-commerce, mas em um mês a Sana Green vendeu 900 frascos.
Aceleração:
Não teve.
Investimento recebido:
O fundador investiu 150 mil reais no negócio.
Necessidade de investimento:
“Ainda não abrimos para investimento externo, mas já planejamos uma rodada com possíveis investidores. Buscaremos um aporte estimado de 1 milhão de reais.”
Mercado e concorrentes:
“O mercado é promissor, com alta demanda para produtos sustentáveis. O fato de em tão pouco tempo já termos grandes redes de farmácias buscando por nossas pastilhas é um forte indicativo de que temos campo para trabalhar”, afirma Luciano. Ele cita como concorrentes a Simple Organic e o próprio mercado de pastas de dente convencionais.
Maiores desafios:
“O maior desafio é ampliar a produção, contratando um time maior para gerenciar cada processo de Sana, além de garantir forte presença no canal farma e acelerar o marketing digital da marca.”
Faturamento:
26 mil reais no primeiro mês de operação.
Previsão de break-even:
Em sete meses.
Visão de futuro:
“Ser referência em saúde bucal sustentável, oferecendo todos os produtos necessários para uma higiene bucal adequada, com disponibilidade de venda nas principais redes de farmácias do país.”
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.