Nome:
Planispher Estudos Geográficos e Ambientais.
O que faz:
É uma empresa especializada em vistorias, mapeamento, pesquisas, medições e análises em terra, água e ar, com a utilização de sensores remotamente operados (drones e mini ROVs).
Que problema resolve:
Leva o “olho” do especialista até pontos de interesse de forma rápida, segura, com baixo custo e garantindo prevenção de desastres ambientais. A empresa é capaz de mapear terrenos com a utilização de drones e mini ROVs, analisar máquinas, embarcações e outras estruturas. “Podemos reproduzir imagens de equipamentos em 3D a partir de fotografias precisas tomadas em voo ou na água. Ou ainda mapear e fotografar áreas com nossos drones guiados por receptores GNSS”, diz o fundador Maurício Santos Crespo.
O que a torna especial:
De acordo com o fundador, o que torna a Planispher especial é realizar a supervisão dos ativos dos clientes em qualquer lugar, seja em terra, água ou ar. “‘Survey everywhere’ é nossa missão.”
Modelo de negócio:
Prestação de serviços e capacitação de profissionais.
Fundação:
Janeiro de 2019.
Sócio:
Maurício Santos Crespo — Fundador
Fundador:
Maurício Santos Crespo — 60 anos, Campos dos Goytacazes (RJ) — é formado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós- graduação em Engenharia Ambiental pela COPPE UFRRJ. Trabalhou em empresas como EBTE Engenharia e Squalo Marinas & Meio Ambiente. Fundou a Innovassets Assessoria Técnica.
Como surgiu:
Após atuar na área ambiental por muitos anos, Maurício conta que decidiu buscar meios para prevenção de riscos socioambientais e de monitoramento ambiental. “Dentro da ideia de que prevenir é melhor do que remediar, vislumbramos uma oportunidade de mercado voltada para a captação de medição de dados por equipamentos remotos com elevado grau de precisão, baixos custos e ampla aplicabilidade.”
Estágio atual:
A Planispher tem escritório no Instituto Genesis, da PUC RJ, onde foi incubada, e dois funcionários. A empresa já atendeu clientes como Domar, Gisdron, SondoTécnica, Tenda, Urba e Van Oord.
Aceleração:
Busca aceleração.
Investimento recebido:
Até o momento o empreendedor investiu 1,5 milhão de reais no negócio.
Necessidade de investimento:
“Não temos planos definidos para captação. O montante a ser investido depende do apetite do investidor com relação às enormes oportunidades que o mercado vem oferecendo, de maneira crescente.”
Mercado e concorrentes:
“Diante das atuais perspectivas e implicações ESG, prevenção ambiental e a riscos humanos são quesitos cada vez mais exigíveis. Aliado aos interesses econômicos quanto a integridade de ativos, percebe-se que este é um mercado em franco crescimento”, diz Maurício. Ele cita como concorrentes empresas como Grupo DR1 e Prime 3D.
Maiores desafios:
“Conseguir demonstrar o quanto podemos ajudar em tarefas nas quais as empresas atualmente despendem grandes somas e assumem grandes riscos. O desconhecimento e o ceticismo ainda são grandes barreiras.”
Faturamento:
Aproximadamente 60 mil reais até o momento (em 2023).
Previsão de break-even:
Não informado.
Visão de futuro:
“Queremos chegar a ser um negócio conceitual no setor de medições e vistorias com equipamentos remotos, atendendo diversas empresas de engenharia”, afirma Maurício.
Você tem uma startup que já é mais do que um sonho, mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.
A startup ajuda empresas a reduzirem suas emissões de CO2 ao oferecer incentivos para os colaboradores se locomoverem de forma menos poluente, seja fazendo uma caminhada, usando bikes, veículos elétricos ou transporte público.
Com uma metodologia própria, a startup capacita catadores de materiais recicláveis, pescadores artesanais e agricultores familiares para encontrarem oportunidades na economia circular e auxilia empresas a se tornarem mais sustentáveis.