SPONSORS:

Como a Sodexo levou o propósito de promover qualidade de vida para o setor de gestão de frotas

- 13 de junho de 2019
Lançado em 2016, Wizeo é uma solução desenvolvida no Brasil para o mercado global.

Em 2015, a Sodexo colocou um desafio em cima da mesa: usar o conhecimento que acumulou ao oferecer soluções de qualidade de vida para entrar em novos mercados que fizessem sentido ao negócio. Surgiu então o plano de avançar no segmento de gestão de frotas, área promissora em que a empresa não atuava até então. Ao avaliar as oportunidades, a Sodexo decidiu implementar uma solução global que vem sendo desenvolvida no centro de inteligência da organização no Brasil, o Wizeo.

“O país é um dos principais mercados da Sodexo no mundo. Além disso, o segmento de Gestão de Frotas é muito relevante devido à grande representatividade do transporte rodoviário no Brasil” conta Carolina Miralha da Silveira, gerente de Produtos para Mobilidade da Sodexo, explicando a decisão de desenvolver a solução no Brasil.

Nascia então o Wizeo, plataforma on-line de otimização da gestão de frotas. Na prática a solução é composta por um cartão que o motorista usa para pagar o abastecimento ou serviços relacionados ao veículo. Na outra ponta, o gestor da frota configura todas as regras de utilização, acompanha os abastecimentos e realiza a gestão de desempenho e despesas dos veículos através da solução on-line ou no aplicativo Wizeo.

A novidade foi lançada para os clientes de forma definitiva em 2016 e acumula bons resultados desde então. “Registramos crescimento acelerado. No ano passado mais do que duplicamos o faturamento desse produto”, diz. Hoje a Sodexo também opera com o Wizeo na Colômbia e no México, consolidando o plano de ter uma solução global.

INOVAÇÃO LIGADA COM PROPÓSITO

Para um projeto tão pioneiro dentro da companhia dar certo, foi preciso formar novos times, contratar pessoas que já atuavam no segmento de gestão de frotas e, principalmente, entender de que forma a solução faria sentido para o propósito da Sodexo em promover a qualidade de vida nos mercados em que atua. Carolina explica um dos grandes aprendizados do projeto:

“Percebemos que este é um mercado que sempre foi muito ligado ao controle de custos e à eficiência. Entendemos que era necessário ir além de tratar dos aspectos financeiros e levar também a visão sobre a busca por melhorar qualidade de vida das pessoas envolvidas, os gestores e motoristas”

De acordo com a executiva, a promessa do Wizeo está em garantir agilidade e simplicidade para otimizar o dia a dia de todos que atuam na gestão da frotas. “Não importa quão automatizados e inteligentes sejam os processos, a gestão de frotas, a condução dos veículos e o abastecimento nos postos ainda são feitos por pessoas”, reforça.

Além disso, ela aponta que foi interessante perceber que a experiência da Sodexo de ter, principalmente, profissionais da área de Recursos Humanos entre seus clientes, fazia sentido no novo segmento de atuação. “Notamos a oportunidade de envolver diversas áreas da empresa, como RH, Financeiro e Logística para oferecer um pacote completo de soluções para melhorar a vida de todas as pessoas ali.”

Carolina conta que alguns clientes passaram a usar, além do Wizeo, o Apoio Pass, um serviço de orientação profissional especializada em 4 principais áreas: Psicológica, Jurídica, Financeira e Social. Ou seja, sempre que o funcionário ou a família dele passa por um momento difícil, é possível ter acesso ao suporte oferecido pelo Apoio Pass. “O motorista, por exemplo, é um profissional que muitas vezes está na estrada e nem sempre consegue estar próximo da família em um momento difícil. Com esse tipo de assistência, no entanto, ele pode ficar mais tranquilo”, diz.

WIZEO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

A busca por tornar a vida de quem trabalha com transportes mais fácil e economizar o tempo das pessoas levou a Sodexo a criar um roadmap para a evolução de Wizeo ao longo do tempo. Assim, a solução permanece sempre em aprimoramento.

“Wizeo é uma plataforma viva, que está sempre evoluindo para responder às demandas dos clientes e do mercado”

Carolina conta que, a partir da demanda dos clientes, em 2018 o sistema passou a recolher automaticamente as notas fiscais emitidas pelos postos de combustível, facilitando o dia a dia do responsável pela gestão da frota. Já em 2019 a Sodexo criou o Wizeo Trade, que garante descontos significativos para a empresa ao realizar toda a gestão de compras de combustível para os postos de abastecimento internos dos clientes, levando economia de tempo e dinheiro.

“Muitos frotistas têm bomba de abastecimento na própria garagem e precisam comprar diesel e gasolina”, diz a executiva. “Quando juntamos todos os clientes que têm esta demanda, conseguimos negociar descontos melhores com a distribuidora do combustível por causa da quantidade maior. É isso que fazemos com o Wizeo Trade”, conta.

Carolina conta que a fila de novos desenvolvimentos é longa e, portanto, os avanços da plataforma são constantes. O próximo passo será a integração do Wizeo a sistemas de rastreamento e telemetria. “Estamos o tempo todo escutando os clientes e criando novos projetos. Tudo que desenvolvemos é pensando em levar, além de eficiência e redução de custos,  a qualidade de vida aos gestores e usuários.”

Quer conhecer mais histórias da Sodexo? Clique aqui!

1101 Total Views 1 Views Today
Veja também: