Como ajudar sua equipe a se tornar mais criativa | Microsoft | Projeto Draft


SPONSORS:

Como ajudar sua equipe a se tornar mais criativa

- 28 de junho de 2018
A criatividade é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho como um todo – e algo ainda mais essencial para enfrentar concorrentes de grande porte.

 

A criatividade é condição para uma startup existir, se pensarmos que essas pequenas empresas chegam ao mercado para inovar e romper com segmentos tradicionais e consolidados. Sem criatividade não há inovação, não há startup. Tanto é que na lista das pessoas mais criativas nos negócios, publicada periodicamente pela revista americana “Fast Company”, sempre há representantes de startups. Alguns brasileiros, inclusive, já apareceram nesse ranking.

A verdade é que a criatividade é uma característica muito valorizada no mercado de trabalho como um todo – e algo ainda mais essencial para enfrentar concorrentes de grande porte. É com essa habilidade que os empreendedores conseguem transpor problemas e apresentar diferentes resoluções. Ser criativo dá a possibilidade de enxergar os desafios por todos ângulos e encontrar saídas completamente novas e interessantes.

Nesse cenário, todo mundo quer ser criativo e ter uma equipe com tal habilidade desenvolvida. Abaixo, algumas dicas que podem ajudar:

DEIXE SEU TIME OUSAR

Pessoas que assumem riscos são mais criativas. Permita que os funcionários desafiem padrões estabelecidos e tentem coisas novas. Quando eles falharem, não faça com que se sintam desmotivados, pois é com os erros que se aprende e que se faz melhor da próxima vez. Ter liberdade para pensar, repensar, tentar e errar é importante é um ótimo estímulo para a criatividade.

DESENVOLVA ROTINAS E HÁBITOS CRIATIVOS

Esse tipo de atitude tende a impulsionar a habilidade criativa, ampliar o olhar e enxergar  novas perspectivas, expandir o conhecimento e gerar insights. Quais atividades incluir na rotina depende de cada perfil. Pode ser algo intelectual (ler livros de não ficção relacionados a sua profissão, ouvir podcasts ou visitar museus), cinético/tangível (mexer com cerâmica, pintar, fotografar, caminhar para admirar o ambiente) ou emocional/interpessoal (encontrar pessoas, meditar).

ABRACE A DIVERSIDADE

Essa é uma das dicas mais preciosas. Um ambiente criativo precisa de pessoas com perfis diferentes, com backgrounds diversos e que pensem de forma distinta. A troca de opiniões é extremamente enriquecedora.

OFEREÇA AS FERRAMENTAS ADEQUADAS

Além de manter um ambiente propício à inovação e permitir um comportamento que impulsione a criatividade, é importante que o empreendedor ofereça ferramentas adequadas para que seus funcionários exerçam toda a sua habilidade de criação. O PowerPoint, que vem junto com o Microsoft 365 Business, uma solução desenhada para pequenas e médias empresas que inclui também todas as outras aplicações do Office 365, o Windows 10 Pro e o Enterprise Mobility + Security, é um ótimo exemplo. “É possível fazer apresentações extremamente criativas e profissionais em poucos minutos”, afirma Shelly Zaclis Bronstein, gerente de marketing de produto sênior do Microsoft 365. Há, inclusive, tutoriais na internet que ajudam o empreendedor nesse tipo de trabalho.

Também no Microsoft 365 Business existe o aplicativo Microsoft Whiteboard Preview, uma tela digital de forma livre onde pessoas, ideias e conteúdo são reunidos para permitir a colaboração criativa. A aplicação foi desenvolvida justamente para quem trabalha com pensamento criativo e de forma livre. Startups usam essa ferramenta para reunir imagens, modelos e anotações como muita gente faz em um grande quadro branco de inspiração. Uma tecnologia acessível e feita sob medida para promover todo o potencial criativo e inovado de sua equipe.

 

 

Veja também: