SPONSORS:

Os negócios estão indo bem? Saiba como reinvestir seu lucro

- 4 de abril de 2019
Quando o negócio dá frutos, é hora de comemorar. E o melhor jeito de fazer isso é investir no crescimento constante da sua empresa.

Há muitos motivos para comemorar se sua empresa está no azul: a gestão está dando certo, o público está satisfeito com o que você está oferecendo e o dinheiro que sobra é uma oportunidade para continuar melhorando. Para quem está com dívidas quitadas e quer que os negócios cresçam, a melhor maneira de fazer isso é devolvendo à empresa parte do lucro obtido, aumentando o próprio capital de giro – ou seja, a verba necessária para o funcionamento de tudo. Veja a seguir nossas dicas para fazer isso da melhor forma.

Modernize sua estrutura de trabalho
Se você tem um pequeno negócio alocado – ou seja, em um espaço físico –, torne-o mais atraente e confortável. Invista em uma decoração criativa e no que você acha que fará clientes gostarem de passar mais tempo ali.
Se você faz a venda de seus produtos e serviços apenas online, é importante usar ferramentas que possam exibir de forma atraente o que você tem a oferecer, como uma boa câmera ou celular que tire fotos em alta definição. Outra melhoria pode ser a aquisição de planos de internet mais rápidos ou pacotes de dados mais completos, para tornar seu trabalho ali mais ágil.

Um bom investimento em estrutura pode ser comprar uma boa câmera ou um celular que tire fotos em alta definição e que suporte bem o uso de aplicativos de plataformas sociais, para que você possa acompanhar a Página de Facebook e Perfil de Instagram da sua marca.

Considere contratar ajuda ou terceirizar funções
Se o trabalho está provocando uma sobrecarga, o lucro pode ser usado para aumentar sua equipe de trabalho. Enumere todas as atividades que você precisa fazer para manter a empresa em ordem e analise: quais são as funções que você poderia delegar a outra pessoa para que você possa focar no que considera suas prioridades de trabalho – como planejamento estratégico e criação de novos projetos, por exemplo. Passe adiante as tarefas consideradas mais operacionais, como a contabilidade mensal e o atendimento ao cliente.

Invista em você
Aproveite o dinheiro extra para investir em educação profissional, para se tornar um empreendedor mais completo: busque livros e cursos que te ajudem a desenvolver habilidades como aprimoramento de gestão, vendas e marketing. Ao aprimorar essas competências, você ganhará mais conhecimento, e ele poderá ser aplicado na empresa, ajudando-a a crescer ainda mais.

Venda melhor
Dependendo de quem você quiser alcançar, há diversas formas de usar o dinheiro extra para divulgar melhor o que sua empresa oferece, desde distribuir panfletos na rua até criar um site para hospedar seu trabalho e utilizar o Facebook e o Instagram para divulgá-lo, chamando atenção do público online. A renda extra pode ser investida em anúncios direcionados, que foquem em quem você quer atrair.

 

Antes de fazer essa divulgação, é importante refletir sobre qual é o seu principal objetivo com ela. Por exemplo: se o momento é adequado para expandir seus serviços para outras cidades, direcione seus anúncios para o restante do estado. Se quiser desenvolver um produto novo focado em uma nova faixa etária, especifique a idade das pessoas que você quer que vejam seu anúncio.

Veja aqui algumas dicas para fazer essa divulgação da maneira correta.

Não seque a fonte: crie uma reserva financeira
Tão importante quanto investir em capital de giro é pensar no futuro: procure investimentos seguros onde parte do lucro pode ser colocado para ser utilizado em situações de emergência ou no caso de seu negócio enfrentar dificuldades. Separar uma porcentagem do valor para isso é importante principalmente se sua empresa for nova, já que é provável que você ainda esteja descobrindo como funcionam as demandas dos seus clientes e quando elas aumentam ou diminuem. Essa reserva funcionará como um amortecimento nos momentos de turbulência e ocasional reajuste dos negócios quando isso for necessário.

 

O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business ou a Página Facebook Para Empresas

Veja também:

“Ninguém sentiu mais medo do que eu”: Adriano Silva é o entrevistado da semana no Retrato

- 3 de junho de 2019
1160 2 0