A estratégia de sustentabilidade da Ingredion é muito clara no sentido de unir o potencial das pessoas, da natureza e da tecnologia por um futuro melhor. O plano, chamado All Life, reúne metas até 2030 com ações pensadas para além das operações da empresa, promovendo práticas de desenvolvimento sustentável com parceiros e comunidades, fortalecendo a cadeia toda.
Nesse sentido, a Ingredion vem olhando para dentro e para fora, visando aperfeiçoar suas práticas. “O Brasil está avançado no plantio direto e sequestro de carbono do solo por exemplo, mas ainda é preciso implementar outras soluções, olhar mais para o agricultor e para a conservação da biodiversidade”, ressalta André Bombonato, gerente de desenvolvimento agrícola da Ingredion.
Em relação à agricultura regenerativa, que está intrinsecamente ligada à agenda de mudanças climáticas, a Ingredion está atuando fortemente na prática que gera benefícios ambientais duradouros. “O resultado é excelente em diversas frentes: para conservar o meio ambiente, produzir alimentos mais saudáveis e aumentar a produtividade e os lucros do agricultor”, enumera André.
A Ingredion também reforça que tem aumentado seu volume de verificações e controle para garantir que as informações dos produtos estejam adequadas com as premissas da companhia, garantindo que o abastecimento venha de cultivos sustentáveis.
Entenda a estratégia no infográfico:
O bagaço de malte e a borra do café são mais valiosos do que você imagina. A cientista de alimentos Natasha Pádua fundou com o marido a Upcycling Solutions, consultoria dedicada a descobrir como transformar resíduos em novos produtos.
O descarte incorreto de redes de pesca ameaça a vida marinha. Cofundada pela oceanógrafa Beatriz Mattiuzzo, a Marulho mobiliza redeiras e costureiras caiçaras para converter esse resíduo de nylon em sacolas, fruteiras e outros produtos.
Aos 16, Fernanda Stefani ficou impactada por uma reportagem sobre biopirataria. Hoje, ela lidera a 100% Amazonia, que transforma ativos produzidos por comunidades tradicionais em matéria-prima para as indústrias alimentícia e de cosméticos.