Cautela, ajuda mútua e maior capacidade de identificar problemas e fraquezas. Para a gaúcha Iva Cardinal, há certas sutilezas femininas no ato de empreender. “Algumas características são mais latentes nas mulheres ao decidir abrir o próprio negócio. Isso não diminui um ou outro gênero e, claro, há exceções”, avalia a administradora de empresas, criadora da Confraria do Batom, uma rede de iniciativas e colaboração entre mulheres.
A Confraria do Batom nasceu em 2009, a partir da necessidade de dividir experiências profissionais e conteúdo de qualidade sobre empreendedorismo e outros assuntos caros ao universo feminino. Começou com pequenos encontros entre amigas e hoje movimenta o calendário de Porto Alegre, cidade de Iva há 18 anos, com eventos e projetos focados em quatro eixos: independência financeira, bem-estar, sedução e beleza.
Aos 40 anos e mãe de dois filhos, Iva criou a Confraria após passagens por empresas e instituições como Ernst & Young e Sebrae, em mais de 20 anos de mercado. Também lapidou a carreira em cursos de empreendedorismo, como o concluído em 2014 na Babson College (Boston, EUA). “Venho de uma família que sempre investiu em novos negócios e valorizou a independência financeira da mulher”, conta.
CLUBE E CASA DA CONFRARIA
A Confraria promoveu palestras e encontros até surgir a ideia de organizar um clube. As associadas pagam uma mensalidade e têm acesso a eventos, descontos e a um espaço de coworking exclusivamente feminino, a Casa da Confraria. “Percebi que, muitas vezes, o foco das palestras era desviado para a troca de contatos e networking. Então por que não criar algo reunindo as duas coisas?”, explica Iva, que toca o projeto e sua própria empresa de consultoria.
Cerca de 800 mulheres integram hoje a rede da Confraria, que deve ser replicada no formato de franquia em 2016. E mais de 3.000 já frequentaram os eventos e palestras do grupo.
O principal conselho de Iva a quem deseja empreender é ligar o radar da sensibilidade. “O momento ideal não existe. Dê pequenos passos, sempre avaliando o tamanho do risco.” E, para fechar, o já tradicional mantra da Confraria do Batom: “Vai lá e faz!”.
Esta matéria, e muitas outras conversas de marca da Natura, podem ser encontradas na Sala de Bem-Estar, no Rede Natura. Seja bem-vindo!
Envie a sua história para a gente. A Natura quer conhecê-la. A Natura quer publicá-la.
Diziam que o dendê (fonte do óleo de palma, matéria-prima de alimentos e cosméticos) só podia ser produzido em monocultura. O projeto SAF Dendê, da Natura, com plantio em Sistema Agroflorestal, acaba de romper com esse mito -- melhor para o agricultor e para o ambiente.