Além dos nomes que você vê assinando as publicações no Projeto Draft, em Future Health e NetZero, tem um timaço trabalhando para que todo nosso conteúdo chegue a você da melhor maneira possível.
Algumas vezes, esses profissionais publicam reportagens, mas na maior parte do tempo estão nos bastidores, monitorando tudo o que se passa para que essas três plataformas da The Factory façam entregas únicas e de qualidade.
Hoje, a gente quer mostrar quem são essas pessoas que, mesmo trabalhando no esquema remoto, atuam como uma redação, avaliando e compartilhando pautas, dicas e conselhos.
No Projeto Draft, desde 2017, duplam Bruno Leuzinger, editor-chefe do site, e Dani Rosolen, editora-assistente. Eles se encontraram presencialmente pouquíssimas vezes em cinco anos, mas se falam diariamente, trocando informações de como estruturar as reportagens encomendadas aos freelancers, selecionar pautas e montar a programação do site. A filha de Bruno e Sushi, seu gato, assim como Gabo, o cachorro de Dani, também são sempre um papo à parte entre os dois.
Bruno, como ele mesmo se descreve, “é carioca, botafoguense, plenamente adaptado a São Paulo”. Foi editor do Guia Quatro Rodas, editor-assistente do roteiro cultural e gastronômico da Época São Paulo e editor do Guia Brasil para Todos, focado em turismo para pessoas com deficiência. Também colaborou com as revistas Vogue, Viagem e Turismo, Superinteressante e Aventuras na História.
No Draft, é o responsável por gerenciar e orientar os repórteres sobre as pautas do site, editar os textos que eles entregam para as seções Startup, Negócios Sociais, Negócios Criativos, Inovação Corporativa e Entrevista Draft, coordenar o cronograma de publicações, conversar com os assessores, entre outras mil e uma funções da rotina de um editor-chefe.
Dani é uma paulistana apaixonada por projetos sociais. Atualmente, é voluntária na Associação Amigos do Coração, dentro do InCor, e atua também na ONG Anjos das Ruas SP, que leva marmitas a pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo. Começou sua carreira na televisão, com passagens pela Gazeta e Rede TV!.
Hoje, cuida das seções Acelerados, na qual realiza um raio-x de novos negócios; e do Verbete Draft, espaço para explicar, de forma didática, termos relacionados à Nova Economia.
Também é responsável por editar os textos de pessoas convidadas para contarem suas histórias inspiradoras na seção Lifehackers ou trazer pensatas em Insights. Não é nenhuma influencer, mas alimenta o Instagram do Draft (segue a gente lá)! Se arrisca na escrita literária e já publicou um livro de poesias (uma obra infantil está no forno).
No Future Health, Tiago Jokura, que já colaborava com a plataforma desde seu lançamento em 2020, assumiu como editor-chefe em 2022 no lugar de Claudia de Castro Lima. Ele se intitula “jornalista por esporte”. “A modalidade, no caso, é responder perguntas, das mais simples às mais cabeludas. “
Falando em esporte, já esteve em duas Olimpíadas: em 2004, teve o luxo de ser premiado pelo jornal esportivo Lance! com uma semana em Atenas; em 2016, passou o perrengue de ir ao Rio de improviso, com esposa e dois filhos a tiracolo (um de 3 anos e uma de 6 meses) para não perder a festa. Flamenguista, criou involuntariamente, por meio de uma reportagem, o bordão “A Maior Torcida do Mundo”, que o clube adota desde 2009.
Colunista do UOL, foi editor nas revistas Mundo Estranho e Superinteressante, colaborou com as revistas Placar, Pesquisa FAPESP e Nexo Jornal, entre outras publicações nacionais. Como editor e repórter na Editora Abril, conquistou mais de 10 prêmios jornalísticos, incluindo alguns Malofiej (prêmio mais importante da infografia mundial), e outros concedidos pela Society of Publication Designers (SPD) e pela Society for News Design (SND).
Atualmente, coordena um time de repórteres antenados nas principais inovações do setor de saúde em Future Health e responde perguntas sobre ESG na seção Glossário, de NetZero.
Netzero, aliás, é coordenado por Mariana Sgarioni, desde julho de 2022. Antes, quem cuidava da plataforma era Andressa Rovani, que continua no time da The Factory, mas na área de brand content.
Mari é jornalista desde 1995. Começou a carreira na Folha de S.Paulo, onde foi repórter, redatora e correspondente internacional em Paris. Na Editora Abril, fez parte das equipes das revistas Claudia, Superinteressante, Veja, Vida Simples, além de assinar o projeto e a edição de diversos especiais da casa.
Já foi finalista do Prêmio Esso, com destaque para a matéria de capa da primeira edição da revista TPM, publicação da qual foi redatora-chefe. Também foi redatora publicitária responsável por um braço da conta da Natura, além de participar de diversos projetos publieditoriais de empresas como Itaú Cultural e Petrobras.
Paulista, há 15 anos, ela fugiu do cinza de São Paulo e decidiu pedalar no Rio. Não voltou mais. Mãe dos carioquinhas Benjamin e Estela, (só) ela acredita que seu sotaque continua o mesmo.
Além deste quarteto fantástico, a The Factory também conta com um time de repórteres e editores freelancers no editorial e no brand content.
Essa equipe trabalha de forma remota de cidades brasileiras como Americana (SP), Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Vinhedo (SP) e também de outros países como Canadá, Londres e Portugal. E mesmo que distantes, elas não deixam de constituir a nossa redação virtual.
E claro, não podíamos deixar de mencionar o publisher dessas três plataformas e fundador da The Factory: Adriano Silva.
Fundador da Spicy Media – trouxe o Gizmodo, o Jalopnik e o Kotaku ao Brasil –, Adriano foi chefe de redação do Fantástico, na TV Globo e diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril, diretor de redação da Superinteressante. Lançou Vida Simples, Mundo Estranho e Aventuras na História. Também na Abril, ocupou os cargos de editor sênior da Exame e diretor de Marketing do Grupo Exame.
Adriano é autor de dez livros, entre eles a série O Executivo Sincero, Treze Meses Dentro da TV, A República dos Editores e Por Conta Própria: do desemprego ao empreendedorismo – os bastidores da jornada que me salvou de morrer profissionalmente aos 40.
Natural de Porto Alegre, desde 2019 ele vive em Toronto, no Canadá, e já está escrevendo seu décimo primeiro livro.
E agora que você já sabe um pouco mais sobre nossa equipe, que tal mandar sugestões de pauta e bater um papo com a nossa área de negócios?
Aproveite e acesse nosso perfil no LinkedIn para ficar por dentro das novidades da The Factory!
A agência The Factory, que publica o Projeto Draft, Future Health e NetZero, é remote first desde 2014. Saiba por que a empresa optou por esse modelo desde o primeiro dia de trabalho e quais vantagens ele trouxe para a equipe.
Saiba como o Workshop Editorial, já realizado em empresas como Papirus e Special Dog, ajuda companhias a aprimorar sua estratégia de comunicação e cria um guia para nortear a produção de conteúdo.
Com uma ação de marketing dentro do Projeto Draft, a Remessa Online conseguiu mostrar sua expertise em auxiliar empreendedores que precisam trazer para o Brasil aportes captados no exterior.