O Prêmio Nacional de Inovação, uma iniciativa do Sebrae e da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgou os vencedores da edição 2015 no último dia 13 de maio, em cerimônia em São Paulo.
O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas de gestão e execução em inovação. Mais de 2.200 empresas de pequeno, médio e grande porte de todo o país participaram da seleção, que chegou a 28 finalistas.
A Natura foi a vencedora na categoria Inovação em Modelo de Negócio, modalidade grandes empresas, que identifica e apoia novos projetos capazes de gerar impactos positivos em toda a instituição. A ação premiada foi a plataforma de vendas online Rede Natura, proposta que permite a customização do espaço de venda dos consultores, atendimento personalizado ao consumidor, facilidade de pagamento e entrega em casa.
Para Marcela Carvalho, gerente de comunicação e marketing da Rede Natura, o modelo traz novas formas de acesso aos consumidores e oportunidades de negócios online para os consultores. “Ficamos muito orgulhosos com esse prêmio, especialmente porque valoriza nosso jeito diferente de pensar o e-commerce. É o reconhecimento para a evolução do nosso modelo de negócio”, disse.
Na categoria Gestão da Inovação, os prêmios foram para a Paiva Piovesan Software (MG), a indústria calçadista Dublauto Gaúcha (RS) e a fabricante de peças Ciser (SC). A categoria Agente Local de Inovação premiou a desenvolvedora de apps Jera (MS), a Central das Impressoras (AL) e a Tecsistel, de automação industrial. Em Inovação Tecnológica, os selecionados foram a Hi Tecnologies (PR), de tecnologia médica, a Profilática Produtos Medico Odonto Hospitalares (PR) e a Votorantim Cimentos (SP).
A premiação organizada pelo Sebrae e pela CNI é uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial pela Inovação), com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do MBC (Movimento Brasil Competitivo) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Natura já foi reconhecida em outras duas edições. Em 2012, foi vencedora na categoria Modelo de Negócio com o case Strategic Sourcing TBL, em que apresentou o desenvolvimento de uma cadeia produtiva cada vez mais eficiente e sustentável. Na edição 2013/2014, o prêmio reconheceu a linha Natura SOU, na categoria Inovação Tecnológica em Grande Empresa.
Diziam que o dendê (fonte do óleo de palma, matéria-prima de alimentos e cosméticos) só podia ser produzido em monocultura. O projeto SAF Dendê, da Natura, com plantio em Sistema Agroflorestal, acaba de romper com esse mito -- melhor para o agricultor e para o ambiente.