Contrato Rápido, uma plataforma de gestão de contratos para PMEs

Luisa Migueres - 13 nov 2015 Luisa Migueres - 13 nov 2015
COMPARTILHE

Nome:
Contrato Rápido.

O que faz:
É uma plataforma de criação, assinatura e gestão de contratos para pequenas e médias empresas.

Que problema resolve:
A ideia é reduzir os gastos das empresas na hora de gerir seus contratos. Em todos os planos, o cliente pode criar contratos preenchendo um formulário específico para cada tipo de contrato. Nos planos mais completos, o usuário pode assinar os contratos digitalmente, arquivá-los, criar um cronograma com todas as atividades e também adicionar novos usuários à sua conta com diferentes níveis de autorização (administração, leitura e escrita e somente leitura), para editar os contratos diretamente com seus sócios, consultores, advogados e até clientes.

O que a torna especial:
Além do baixo custo, o fato da plataforma ser integrável a ferramentas como CRMs, ERPs e softwares de gestão de equipes. E há planos que oferecem suporte jurídico online, nos quais o usuário tira suas dúvidas com advogados credenciados.

Modelo de negócio:
Existem quatro planos, que podem ser contratados mensal ou anualmente (com um desconto de 20% sobre o valor mensal, pagos em uma única parcela). As opções começam com o Plano Básico, que custa 29 reais mensais e permite a criação de três contratos por mês e suporte online, e vão aumentando funcionalidades. O Profissional custa 79 reais por mês, o Executivo, 99 reais, e o mais caro é o Plano Ilimitado. Neste, o cliente paga 199 reais mensais e pode criar quantos contratos quiser, tem assinatura digital, espaço ilimitado para arquivar contratos assinados, pode incluir usuários adicionais, tem cronograma de gestão de atividades e pagamentos com notificações por e-mail customizáveis, faz edição direta e co-criação dos contratos e tem suporte jurídico online.

Fundação:
Agosto de 2013.

Sócios:
Elias Ferreira Jabbour – CEO
Rômulo Ferreira Jabbour – CGO

Perfil dos fundadores:

Elias Ferreira Jabbour – 31 anos, São Paulo (SP) – formado em Direito pela Faap. Trabalhou no escritório Tess Advogados por muitos anos, participando ativamente em diversas operações de M&As e parcerias, advogando principalmente para empresas estrangeiras no início e na continuidade dos seus negócios no Brasil.

Rômulo Ferreira Jabbour – 33 anos, São Paulo (SP) – formado em Administração pela Faap. Trabalhou em grandes empresas de consultoria e nos últimos anos foi responsável pelo desenvolvimento de negócios da área de transações na Ernst & Young.

Como surgiu:
A ideia da Contrato Rápido surgiu enquanto Elias trabalhava no escritório de advocacia. Na maior parte das vezes, ele auxiliava clientes estrangeiros a estabelecer suas operações no Brasil. Ele recebia, para análise e revisão, minutas de contratos elaborados por pequenas e médias empresas e muitos eram mal escritos, confusos, ambíguos e falhos em vários aspectos, o que tornava o processo demorado e caro para cliente. Depois de uma pesquisa, ele e Rômulo (que é seu irmão) encontraram ferramentas como a LegalZoom e Rocket Lawyer, mas nenhuma no Brasil.

Estágio atual:
Trabalham com a equipe remotamente. A plataforma tem cerca de 2 mil usuários cadastrados e 10 clientes pagantes do Plano Básico. Nos próximos meses, serão liberarados os demais planos, conforme as novas funcionalidades ficarem disponíveis.

Aceleração:
A empresa participou do programa de aceleração da Gema Ventures, de março a agosto de 2015. Ela começou o programa com um protótipo do produto, e depois houve uma pesquisa de perfil do usuário, além de workshops e mentorias.

Investimento recebido:
Recebeu 50 mil reais em investimentos durante o processo de aceleração.

Necessidade de investimento:
O valor não foi informado, mas a captação está prevista para até o fim de 2016.

Mercado e concorrentes:
A empresa quer fazer com a criação e gestão de contratos o mesmo que muitos CRMs e ERPs têm feito para melhorar o acesso das PMEs a ferramentas de qualidade, com facilidade de uso e custo apropriado. Os sócios não enxergam uma concorrência direta no Brasil, pois os contratos do público-alvo são feitos, em sua maioria, informalmente ou por advogados.

Maiores desafios:
“Nosso maior desafio é fazer um produto simples e que tenha preços baixos para engajar com os pequenos negócios, para diminuir a informalidade”, diz Rômulo.

Faturamento:
Não informado.

Previsão de break-even:
Em 18 meses.

Visão de futuro:
“Nossa ideia é que os pequenos e médio negócios percebam o valor fazer contratos de qualidade, de como fazer a gestão deles digitalmente traz segurança e ganhos financeiros, já que não se esquece prazos, recebimentos e pagamentos que foram acordados. Queremos não só criar uma empresa que gere lucro, mas que também cria real valor para a sociedade corporativa”, diz Rômulo.

Onde encontrar:
Site

 

Você tem uma startup que já é mais do que um sonho mas ainda não é uma empresa totalmente estabelecida? Escreva para a gente. Queremos conhecê-lo. E, quem sabe, publicar um perfil da sua iniciativa aqui na seção Acelerados. Esse espaço é feito para que empreendedores como você encontrem investidores. E para que gente disposta a investir em novos negócios encontrem grandes projetos como o seu.

COMPARTILHE

Confira Também: