SPONSORS:

Delícias de Balas: o segredo de superação de Daniela Barros

- 10 de maio de 2019
Depois de perder tudo o que tinha, a mineira Daniela Barros se reinventou para criar a filha de três anos e mudar de vida.

Algumas pessoas perdem tudo o que tinham e depois renascem e se transformam para sempre. A mineira Daniela Barros tem uma bela história dessas para te contar. Conheça a Delícias de Balas:

“Entre o fim de 2010 e o começo de 2011, saí de um relacionamento em que perdi tudo que tinha – até o teto sobre a minha cabeça. Depois de sofrer uma ordem de despejo, eu e minha filha de três anos fomos morar de favor em uma casa de família, onde passei a trabalhar como diarista.

Por um momento, achei que não conseguiria me reerguer. A melhor saída foi usar a minha formação de confeiteira para recomeçar minha vida: decidi que venderia algum doce artesanal simples e rápido de fazer. Após alguma reflexão, pensei que balas de coco poderiam ser uma ótima saída, já que a receita precisa de poucos ingredientes e o doce é bastante tradicional aqui em Minas Gerais. Com dinheiro contado, comprei açúcar, leite e coco e comecei a fazer meus primeiros produtos.

Durante anos, mantive uma jornada tripla: trabalhava como faxineira de dia, mãe à noite e doceira até três da manhã. Mas por mais cansativo que fosse, eu estava animada. Ao fazer as balas, minha perspectiva começou a mudar: empenhada, acreditei profundamente que as vendas seriam um sucesso e minha carreira de empreendedora daria certo.

Para aumentar a visibilidade do meu trabalho, uma amiga me deu um smartphone e outra me ensinou a mexer na internet, para que eu fotografasse as balas e publicasse fotos delas no Instagram. Foi aí que criei a minha conta @deliciasdebalas. Divulgando meus produtos ali e contando minha história, vi meus clientes se transformarem em fãs. Eles enxergavam mais do que apenas um negócio e, por isso, passaram a torcer por mim e divulgar meus produtos. Graças a eles, fiquei cada vez mais conhecida. Hoje, minhas vendas são feitas principalmente por encomendas no WhatsApp e em lojas que revendem as balas na região.

Comprei um lote de terra e materiais de construção com o dinheiro que juntei. Há pouco mais de um ano, finalmente construí minha casa própria e me mudei para ela. Hoje, vivo apenas da venda de balas e o Instagram continua sendo minha grande loja e a base de todo o meu negócio. Ele me ensinou a importância de conversar com o público, sempre postando fotos e novidades e agregando valor aos meus produtos.

Além de usar minha conta no Instagram e Página no Facebook (Daniela Barros) para exibir meu trabalho, também dou aulas de confeitaria por videochamadas no WhatsApp, de graça, para outras mulheres que estão enfrentando dificuldades como as que eu vivi e que buscam uma nova fonte de renda. Ensino várias delas a fazer balas de coco para que aprendam uma nova profissão e, assim como eu, também possam descobrir um novo caminho para a autonomia financeira.

Não sinto que fiz algo fora do normal. Apenas me mantive transparente e jamais desisti de mim. Acreditar no meu potencial e ser a fã número um do meu trabalho foi o aprendizado mais importante que adquiri como empreendedora.”

 

Daniela Barros, 37 anos, mora em Esmeraldas (MG) e é a criadora da Delícias de Balas. Conheça o trabalho dela pelo Instagram.

 

O post original desta publicação está aqui. O Facebook Para Empresas quer orientar e empoderar micro, pequenos e médios empreendedores no Brasil. Você pode conhecer mais acessando facebook.com/business ou a Página Facebook Para Empresas

Veja também: