• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

Descarbonização não é palavrão: como simplificar o conceito e mostrar suas vantagens econômicas para o Brasil

Maisa Infante - 3 abr 2025
Patricia Ellen da Silva, cofundadora da AYA Earth Partners,
Maisa Infante - 3 abr 2025
COMPARTILHAR

O carbono já foi sinônimo de progresso. Hoje, cortar suas emissões pode ser o maior impulso para a economia. E é esse o princípio da descarbonização, um processo que busca reduzir as emissões de CO₂.

Essa transformação não se resume a uma agenda de enfrentamento à crise ambiental, mas redefine mercados, incentiva inovações e novos investimentos e abre caminho para um crescimento econômico mais resiliente. No Brasil, por exemplo, um estudo do Instituto AYA e parceiros apontou que a transição para uma economia de baixo carbono poderia adicionar até 430 bilhões de dólares ao PIB nacional até 2030.

No novo episódio do Drafters, a repórter Maisa Infante conversou com Patricia Ellen da Silva sobre os desafios e oportunidades da descarbonização. A entrevistada é sócia da AYA Earth Partners, um ecossistema que reúne empresas e associações para acelerar a economia de baixo carbono no Brasil, e da Systemiq, consultoria com foco em tecnologia, justiça social e climática.

Patricia falou sobre o cenário brasileiro em relação à transição para a economia de baixo carbono, quais são os principais obstáculos, como atrair capital para essa transformação e como as empresas precisam virar a chave para enxergar essa mudança não como um custo, e sim como uma oportunidade:

“A gente precisa começar a fazer contas e tomar decisões urgentes, porque tem duas coisas que precisam fechar: a conta econômica do negócio no curto e no longo prazo — mas também a sobrevivência da humanidade neste planeta”

Patricia também falou sobre as expectativas em relação à COP30, em Belém, e a importância de se simplificar o conceito de descarbonização, ajudando a conectar mais pessoas ao tema. Confira:

COMPARTILHAR

Confira Também: