• LOGO_DRAFTERS_NEGATIVO
  • VBT_LOGO_NEGATIVO
  • Logo

APRESENTA
APRESENTA

Ela descobriu o caminho para a criançada comer sem torcer o nariz!

Fernanda Cury - 2 jun 2016
Evelyne Ofugi, da Bentô Kids: a ideia da empresa surgiu após compartilhar fotos das comidinhas que fazia para o filho
Fernanda Cury - 2 jun 2016
COMPARTILHAR

 

Quando engravidou de seu filho Enzo, Evelyne Ofugi era professora no ensino fundamental e médio e tinha acabado de conseguir uma bolsa de estudos fora do País. “Foi aí que comecei a me preocupar com a maternidade e toda a responsabilidade que é criar e formar uma pessoa”, conta. Ela deixou, então, a carreira de lado para acompanhar o crescimento e desenvolvimento do filho. E foi justamente pensando na qualidade da alimentação do pequeno Enzo que ela descobriu uma oportunidade para empreender. Conheça esta história de encher os olhos e dar água na boca!

Como surgiu a ideia de montar a Bentô Kids?  

Quando o Enzo nasceu passei a me interessar mais sobre o universo infantil, e percebi que as mães tinham dificuldade em relação à alimentação das crianças desde a papinha até refeições e lanches, e que muitas vezes essa situação se prolongava até a adolescência. Fiquei interessada por este tema e comecei a me informar: lia bastante, fazia muitos cursos, especializações, extensões sobre nutrição infanto-juvenil, psicomotricidade (ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto), psicopedagogia (ciência que estuda como as pessoas constroem o conhecimento) e alguns cursos online com chefes de cozinha renomados. Quando ele passou a comer papinha, resolvi atrelar o útil ao agradável. Juntei as questões da psicomotricidade com a nutrição infanto-juvenil e a psicopedagogia na hora da refeição, e comer se tornou uma atividade divertida!

Percebi que associar momentos bons com a hora de experimentar novos alimentos era a chave para uma boa alimentação. Acabei relatando em fotos nas redes sociais essa conquista pessoal, mostrando os momentos de diversão com meu filho na hora da comida, dando dicas para as mães que estavam com a dificuldade. Por causa desta divulgação fui convidada por mães blogueiras para ministrar cursos para outras mães, e assim surgiu, em 2011, a Bentô Kids.

Você sempre teve interesse pela culinária e por crianças?

Aprendi a cozinhar desde criança. Minha mãe é cozinheira de mão cheia, abriu mão da faculdade para cuidar da minha irmã e de mim, morei a vida toda em uma chácara e vivia brincando entre panelas.

Mas como foi este início?

Sinceramente foi muito difícil. Estava sem emprego, porque tinha pedido demissão, não queria voltar a trabalhar e deixar meu filho com outras pessoas. Na época não estava casada, morava com meus pais e um bebê. Tinha vários medos e preocupações, difícil dizer qual foi o pior. Sempre fui proativa e, ao invés de chorar, resolvi ocupar meu tempo para ler, pesquisar e cuidar bem do meu pequeno. A partir daí, surgiram ideias. Mesmo depois que me casei e me mudei para um apartamento, passava a madrugada toda cozinhando para atender encomendas. 

Você procurou se capacitar como empreendedora para profissionalizar sua gestão? 

Acabei concorrendo ao prêmio Mulher de Negócio do Sebrae, e com isso fiz vários cursos online gratuitos no site do Sebrae, além de participar de outros, presenciais, que me ajudaram e ajudam nessa nova etapa da Bentô Kids.

Quais seus maiores aprendizados como empreendedora?

Estou sempre aprendendo. Por exemplo, no início eu não tinha minhas contas separadas, era Evelyne e Bentô Kids tudo junto. As despesas, os gastos com o filho, com a casa e a empresa saiam todos do mesmo cartão. Com o tempo percebi que não dá para ser assim ou você quebra. Outro cuidado importante é com relação ao controle dos gastos. Procurar por fornecedores, insumos mais em conta e de boa qualidade fazem parte de uma organização obrigatória para que você consiga gerir a empresa. Apoiar o crescimento das pessoas que trabalham com você, agregar valor e conhecimento na empresa também são essenciais para que tudo flua bem. Mas a gente só adquire isso com a experiência e a prática.

Como foi o processo de crescimento da empresa?

De cursos de papinhas, fomos para os cursos de lancheiras saudáveis e fornecimento de lanches divertidos, com carinhas de bichinhos e recheios orgânicos. O que faço e prezo para meu filho é o que também quero para as outras crianças. Nesse meio tempo, recebi um convite do Senac para lançar um livro (Alegria na Cozinha) que foi sucesso de vendas e já estamos caminhando para um segundo livro previsto para o ano que vem. Além disso, a Bentô Kids, pertencente ao MEI (microempreendedor individual), agora vai virar uma Microempresa equipada e bem estruturada para fazer mais lanchinhos saudáveis e divertidos para a garotada. 

Você já enfrentou uma grande decepção como empreendedora?

Sim! Meu grande sonho é ter uma cozinha própria. Tinha uma verba guardada para investir nesta ideia, mas o local escolhido infelizmente alagou. O espaço já estava sendo reformado, perdi todas as minhas economias no alagamento. Mas não vou desistir. Já tenho o projeto arquitetônico e a proposta de financiamento, aguardo, apenas, uma queda dos juros.

Como é sua atuação na Bentô Kids?

Atualmente estou sozinha, mas quando a cozinha ficar pronta, terei 5 funcionários. Por enquanto tenho que saber fazer de tudo um pouco, entender do negócio de ponta a ponta. Meu plano é dividir as tarefas da Bentô Kids com uma futura sócia.

De onde vem sua inspiração para a criação das receitas apetitosas e nutritivas?

As crianças são cheias de ideias mirabolantes e imaginação infinita. Além disso, leio e pesquiso muito. Outra inspiração vem da minha mãe, da comida dela e da tradição japonesa dos bentos (refeição completa servida na caixa). Eu acho que é uma forma sincera e carinhosa de mostrar para a criança que mesmo longe, a mãe está cuidando dela.  

Quais seus planos para o futuro? 

Meus planos estão nas franquias, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. O primeiro passo é a concretização do meu sonho que é a cozinha industrial e a cozinha para cursos para crianças e adultos!

 

Para saber mais:

Bentô Kids: www.facebook.com/bentokidsbrasilia
O que faz: Oferece cursos de culinária, alimentação e mercearia saudável e nutritiva.
Sócio(s): não
Sede: Será na Asa Norte, por enquanto Octogonal, Brasília, DF.
Início das atividades: em 2011
Investimento inicial: 15 mil
Contato: [email protected]; whatsapp: (61) 8112-1416

Esta matéria pode ser encontrada no Itaú Mulher Empreendedora, uma plataforma feita para mulheres que acreditam nos seus sonhos. Não deixe de conferir (e se inspirar)!

draft-banner-2

APRESENTA
COMPARTILHAR
APRESENTA

Confira Também: